Blog Esalqueanos

AAALQ Conquista o Quinto Titulo Consecutivo no Interpira 2015

12/05/2015 - Por laila vera fett de oliveira
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

5302 views 0 Gostei 0 Não gostei

naltrexone hcl

buy naltrexone ireland gerarprieto.com

A Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz”, fundada em 1903 é uma das mais respeitadas e tradicionais atléticas do Brasil. É notadamente uma das maiores pioneiras no esporte em Piracicaba e no estado de São Paulo, tendo contribuído com seus atletas para várias conquistas importantes.

Parabenizamos os atletas que representaram com muito empenho e honra a Universidade na qual estudam, bem como agradecemos a força que a TOBALQ (Torcida Baixaria “Luiz de Queiroz”) e a torcida passou aos nossos atletas.

Interpira1.jpg

O InterPira é uma competição poliesportiva realizada anualmente entre os alunos da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, da Escola de Engenharia de Piracicaba, da Faculdade de Odontologia de Piracicaba a Faculdade de Tecnologia de São Paulo - Campus Piracicaba.

O campeonato teve início em 2011 e este ano, foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de Abril, sendo que a ESALQ conquistou seu quinto título consecutivo.

Além disso, o InterPira marca, para muitas modalidades, o início dos campeonatos esportivos, motivando os atletas e torcida a participarem de eventos futuros.

A competição conta com 11 diferentes esportes, dentre eles: Atletismo, Basquete, Cabo de Guerra, Futebol, Futsal, Handebol, Natação, Tênis de Mesa, Truco, Vôlei e Xadrez; As colocações da ESALQ nas modalidades foram:

Truco – 1º lugar

Natação Feminina – 1º lugar

Handebol Feminino – 1º lugar

Basquete Masculino – 1º lugar

Atletismo Masculino – 1º lugar

Atletismo Feminino – 2º lugar

Futsal Masculino – 2º lugar

Handebol Masculino – 2º lugar

Cabo de Guerra – 2ºlugar

Natação Masculina – 2º lugar

Natação Masculina – 2º lugar

Xadrez – 2º lugar

Tênis de Mesa Feminino – 2º lugar

Basquete Feminino –  3º lugar

Tênis de Mesa Masculino – 3º lugar

Vôlei Masculino – 3º lugar

Futsal Feminino – 4º lugar

Vôlei Feminino – 5º lugar

Interpira2.jpg

Em conversa com o atleta Enrico Vecchioli de Lima (Miupia), Diretor de Modalidade do Basquete (5º título do InterPira), foram respondidas três perguntas referentes ao campeonato:

O InterPira é uma das ou é a primeira competição que ocorre no ano. Como você enxerga o campeonato do ponto de vista de preparação para outros mais disputados como o InterUSP, por exemplo ?

R: O InterPira funciona como uma pré-temporada para outros campeonatos como CopaUSP e InterUsp. Nele são observados os pontos que cada equipe deve melhorar, tanto física como taticamente, para que isso possa ser trabalhado nos treinos e as equipes estejam mais preparadas para outras competições de maior magnitude.

A ESALQ foi campeã de todas as edições do InterPira, desde 2011, você acha que isso serve de motivação tanto para a torcida e membros da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” quanto para os atletas?

R: Acho que sim. O fato da ESALQ ter sido campeã de todas as edições serve de incentivo para que a AAALQ mantenha o trabalho que vem sendo feito desde a primeira edição dando condições para que a ESALQ continue sendo campeã.

O InterPira, assim como outros campeonatos, mostram-se fundamentais na ajuda ao manter um novo estudante no rumo dos esportes?

R: Sim. Campeonatos, vistos de fora como torcida ou de dentro de quadra como atletas, servem de incentivo para que os estudantes na posição de atleta continuem defendendo a ESALQ. Esse incentivo só ocorre devido a garra que contagia todos aqueles que levam a ESALQ no peito.

No caso da natação, nossos atletas sofrem com a falta de estrutura local para os treinos, que ocorrem no ginásio do XV de Piracicaba, mas nem por isso deixaram de ter importantes conquistas, levando o ouro no feminino e a prata no masculino.

A Diretora de Modalidade da natação, Ariane Caldeira (Larápia), acredita que apesar do InterPira ser tratado como um campeonato pequeno e não ser levado com seriedade até mesmo por membros da Atlética, frisou a importância de se colocar pessoas novas em contato com os esportes e isso pode fazer com que seja criada vontade de jogar. Sobre a torcida, disse que o campeonato não é muito chamativo para quem não joga, mas ficou muito satisfeita com a presença nas finais do basquete e futsal masculino e espera que isso incentive a todos a irem no InterUSP torcer com “todas as forças” . Ela ainda disse “Somos uma Escola unida, se não for por amizade é por um ideal, é pra defender um propósito de ser ESALQUEANO, não tem quem não defenda isso. Até aquele que só vai da aula para a casa dos pais e não conhece uma alma tem orgulho! É isso que difere nossa Escola e é algo que podemos usar como forma de atrair mais pessoas”

Também em conversa com Carlos Henrique Almeida (Tornera), Diretor de Modalidade do Atletismo, as respostas foram:

O InterPira é uma das ou é a primeira competição que ocorre no ano. Como você enxerga o campeonato do ponto de vista de preparação para outros mais disputados como o InterUSP, por exemplo ?

R: Não vejo como uma preparação física para o iusp, e sim como, de aprendizado e conhecimento dos novos integrantes da equipe quanto ao ambiente de competição, maior dimensão das provas e nível de adversários.

A ESALQ foi campeã de todas as edições do InterPira, desde 2011, você acha que isso serve de motivação tanto para a torcida e membros da Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” quanto para os atletas?

R: Sim, apesar do nível alto de competitividade da Unimep em algumas modalidades, ainda somos abrangentes e podemos pontuar em todas as modalidades, fator esse, crucial para o título geral.

O InterPira, assim como outros campeonatos, mostram-se fundamentais na ajuda ao manter um novo estudante no rumo dos esportes?

R: Sim, é extremamente importante para a manutenção de atletas, já que muitas modalidades da ESALQ tem calendário esportivo reduzido, contendo poucas competições anuais.

O próximo campeonato do qual a ESALQ participará é o mais aguardado do ano: InterUSP, iniciado em 1985 e disputado entre as Atléticas da ESALQ, Medicina Pinheiros, Medicina Ribeirão Preto, Odontologia, FEA, Poli, Farmácia e São Francisco. Oito das mais tradicionais atléticas, a competição acontece sempre no feriado de Corpus Christi. Este ano, a sede dos jogos será em Itajubá, sul de Minas Gerais, nos dias 04, 05, 06 e 07 de Junho. Venha torcer com a gente!

 

Laila Oliveira (Femili) é aluna do curso de Engenharia Agronômica, responsável pela área de comunicação da AAALQ e moradora da Republica Cupido. 

 

 

PUBLIQUE NO BLOG!