Blog Esalqueanos

Ajude o Enactus ESALQ representar a Força Esalqueana em Fortaleza!

05/05/2016 - Por luana elis da silva cordeiro
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11827 views 0 Gostei 0 Não gostei


A Enactus é uma organização internacional sem fins lucrativos, que busca estimular a liderança e o empreendedorismo em jovens universitários que idealizam, desenvolvem e implementam Projetos baseados em conceitos de negócios para melhorar a qualidade e o padrão de vida de comunidades. Os times são guiados por educadores e apoiados por líderes de negócios, através da cultura de gestão empresarial, que auxilia os jovens a construir suas competências profissionais. Com isso nosso trabalho transforma tanto a vida das pessoas que servimos, como as vidas dos alunos impactados por esses valores. 
No Brasil, a organização Enactus conta com a representatividade da ESALQ na presidência pelo Ex-aluno Kleber de Paulo (Doutor Lerdo F-1994) e pelo Gerente Administrativo Pedro Neves (F-2013). 


Nesse contexto surgiu o Enactus ESALQ - USP, em 2012, fundado por alunos participantes do Projeto Bandeira Científica, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, pertencentes de diversos cursos da ESALQ. Nesse projeto os alunos foram expostos a diversas realidades da população brasileira, trabalhando com questões de saúde e cidadania nas comunidades. 
Inspirados pelos que passaram por essa experiência, o grupo seguiu a trajetória para o empoderamento de comunidades autossustentáveis em Piracicaba, e em 2013 o time conquistou o Prêmio ANDEF, na categoria "Strong Spirit", com o projeto inicial de inclusão socioprodutiva e permanência de jovens no meio rural na comunidade agrária do Serrote - Piracicaba, atingindo alunos e professores. Porém, por conta de problemas estruturais do time, o projeto teve de ser interrompido em 2014.
Atualmente o time conta com 16 membros e somos orientados pelo professor do Departamento de Economia e Sociologia Professor Luciano Mendes, e possuímos três projetos inseridos em comunidades importantes de Piracicaba. 
São eles: o Projeto Bazar do Lar, que é realizado no bazar beneficente do Lar dos Velhinhos de Piracicaba, a maior cidade geriátrica do país. O projeto busca reestruturar seu bazar de roupas doadas, a fim de criar um ambiente ergonômico e sustentável, ajudando o Lar a aplacar seu déficit empoderando as voluntárias que trabalham no local. 
O Projeto Plantar Consciência, que é finalista do Prêmio Fundação Cargill Universidades 2016, com uma proposta voltada à instituições de acolhimento institucional, como abrigos. Busca-se mostrar a importância do trabalho em grupo, empoderando os jovens e educadores do local, capacitando-os em uma atividade geradora de renda e ensinando-os noções sobre a cadeia produtiva de alimentos.
E, por fim, o Projeto Ohana, que objetiva trabalhar com pais e responsáveis das crianças e jovens do Centro de Reabilitação de Piracicaba, possibilitando lucros alternativos através de uma oficina de culinária e a partir destas atividades aproximar a família destes portadores de necessidades especiais.
Todo ano os times de todo o Brasil se mobilizam para participar do Campeonato Nacional Enactus: uma exposição em que as equipes mostram o impacto dos seus esforços nos projetos de sensibilização das comunidades, que são avaliados por executivos de renome. O time campeão avança para o prestigiado Enactus World Cup, no Canadá, para vivenciar projetos de excelência em empreendedorismo social. 


Nesse ano o Time Enactus ESALQ está se preparando para participar do evento, que ocorrerá no Centro de Eventos do Ceará, Fortaleza - CE, nos dias nos dias 7 e 8 de julho de 2016. No entanto, nem todos os membros do time têm condições de se bancar para participar do evento e levar o nome da ESALQ cada vez mais para frente. Por conta disso, temos nos articulado de diversas formas, como a venda de rifas e doces na própria ESALQ. Além disso, decidimos pensar grande e pedir o apoio de vozes mais experientes, e criamos então um crowdfunding no site Cartase para ajudar na arrecadação de valores para nosso time conseguir chegar no Nacional em Fortaleza. Para isso, pedimos a ajuda de todos que posssam colaborar com mais essa causa ESALQueana e mostrar que juntos podemos representar nossa Escola com orgulho!





Luana Elis da S. Cordeiro (Arrastão)
Estudante de Eng. Florestal - 5º Ano
Presidente do Time Enactus ESALQ Ciclo 15-16
PUBLIQUE NO BLOG!