Blog Esalqueanos

Associação República Covil

26/10/2016 - Por rafael canonenco de araujo
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12937 views 0 Gostei 0 Não gostei


 

Os festejos da Semana "Luiz de Queiroz" ficaram para trás. Felizes os bons filhos que puderam participar. Corações ainda um pouco anestesiados, mas certamente reabastecidos de boas lembranças dos tempos de Escola.

Todos nós, ex-alunos da Gloriosa, preservamos incomum sentimento de respeito, amor e carinho pela ESALQ, algo pouco frequente nas Universidades Brasileiras. Aqueles que tiveram a oportunidade de morar em República (bem) sabem que afeto em igual proporção também é verdadeiro.

Foi com essa inspiração que, há alguns anos, um pequeno grupo de ex-moradores da República Covil (fundada em 1978) refletiu em como transformar esses valores em iniciativas reais e concretas. Assim, em janeiro de 2015, a Associação República Covil começou a tomar forma após sua primeira Assembléia. Contudo, legalmente foi criada apenas em dezembro de 2015, quando seu Estatuto Social foi finalmente registrado em cartório, sua sede provisória definida, Regimento Interno aprovado, assim como registro no CNPJ e conta bancária aberta.

Com pouca experiência na área, porém muito motivada, a primeira Diretoria inspirou-se nos ideais de Luiz de Queiroz e nos preceitos das fraternities americanas para montar o estatuto, realizando as devidas adaptações à realidade Brasileira e Esalqueana.

Trabalhando de forma independente da República, a Associação assim nasceu com a principal finalidade de congregar essa tropa de ex-moradores, mantendo acesa a chama do espírito "Republicano". Reavivando os laços de amizade de maneira a criar permeabilidade e canal aberto entre os atuais e os ex-moradores, a Associação busca manter a Covil cada vez mais viva, integrada ao mundo profissional e longeva.

Seguindo adiante, foram delineadas as metas centrais de melhorar as condições de moradia dos atuais moradores, com ênfase em iniciativas de cunho educacional. Bolsas de estudos, prêmios por desempenho acadêmico, iniciativas de mentoring e a interação na forma de estágios entre moradores e empresas do agronegócio são alguns dos exemplos.

Os objetivos até o presente são tidos como bastante modestos, muito embora todos almejem o sonho grande. Com mensalidade acessível, geramos caixa para sustentar iniciativas educacionais que possam favorecer os novos ingressantes e criar um ambiente que atraia novos "bixos", a essência da vida em República. Atualmente, já nos responsabilizamos pela bolsa de estudos de um morador, sendo do recebedor exigidos padrões de conduta adequada e desempenho acadêmico satisfatório.

Hoje, a ARC, como é carinhosamente chamada, consta com 45 associados, todos ex-moradores ou ex-agregados da República. Ainda nos encontramos em fase de formação e fortalecimento e um de nossos principais objetivos no curto prazo é o de reunir ainda mais a alcateia, congregando novos associados e demonstrando aos mesmos a excelência de nossos princípios e valores.

Igualmente, a ARC visa a gradativamente se acercar da ADEALQ, de outras associações Esalqueanas e da própria Diretoria da ESALQ, buscando interesses convergentes em busca da preservação de nossa Escola e de sua memória, além dos valores e do sentimento "Republicano". Visa também a inspirar, com esse relato, outras Repúblicas a trilharem o caminho de iniciativas semelhantes. Pedimos licença para sempre que oportuno utilizar esse espaço para divulgar nossas ações.

Saudações Covilianas a todos os Esalqueanos.

"Que o Lobo e a Deusa Ceres iluminem a todos nós, Covil, Covil, Luiz de Queiroz"

Por: Diretoria ARC

Claudio Henrique Golombek - Parati F-1982 (Presidente)

Pedro Alberto Jorge Faria Jr - Pedrinho F-1981  (Vice-Presidente)

Bruno Medina da Costa - Bauboa F-2012 (1º Secretário)

Leonardo Motta Berzaghi - Feben F-2002 (2º Secretário)

Rodrigo Antônio Braga de Moraes Victor - Telex F-1994 (1º Tesoureiro)

Plinio Marcos Frare - Latrina F-1998 (2º Tesoureiro)

Leonardo Lopes da Costa - Rapozão F-2002 (Conselheiro Fiscal)

Luciano Leveraro de Toledo Piza - Sombra F-2002 (Conselheiro Fiscal)

Bianca Fragatta Helena - Malak F-2003 (Editora-chefe da Newsletter trimestral "O Uivo")

PUBLIQUE NO BLOG!