Blog Esalqueanos

Carnívoro, Vegan, Vegetariano ou Onívoro...Afinal Quem Tem Razão? (Jeep)

07/05/2015 - Por alberto nagib vasconcellos miguel
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

19688 views 3 Gostei 1 Não gostei

* Alberto Nagib de Vasconcellos Miguel

Gosto muito de ler a opinião de todos esta ferramenta disponibilizada pela ADEALQ veio à calhar. Ler a opinião dos colegas, formandos, formados, doutores e profissionais, é uma benção, por que a discussão inteligente parece ter desaparecido da nossa sociedade.

Como nestes últimos dias li as postagens de dois de nossos colegas sobre a "Segunda sem Carne" e esta tem se tornado uma bandeira para ambientalistas, ao mesmo tempo que uma dor de cabeça aos pecuaristas e todos envolvidos na cadeia da carne, gostaria de tentar contemporizar, mesmo sob o risco de desagradar a ambos os segmentos da sociedade.

Existem um sem número de livros publicados sobre a ética humana e o ato de comer a carne de animais abatidos (silvestres e domesticados), podendo-se destacar O Dilema do Onívoro (de Michael Pollan) e todas as citações nele contida. Gosto de apontar para outra importante fonte de discussão da ética, Gaiasophy, por B.C.J. Zoeteman, que traça um paralelo muito interessante entre os seres, desde os primórdios dos tempos, com as diversas facetas espirituais ao longo do tempo, flertando, inclusive, com a explicação de onde vêm as almas (e o seu aumento exponencial, junto com a população humana).

Não obstante, o debate continua, posto que todos os debates findam em uma posição pessoal, não negociável e que tem origem em uma necessidade de se satisfazer nossos próprios anseios.

O mundo natural sempre teve animais, ruminantes ou não, que eram caçados (por vezes à exaustão, como o caso dos pássaros Dodôs nas Ilhas Maurício)  e os Tilacinos, na Austrália, último dos grandes marsupiais carnívoros. O bisão quase foi extinto por conta de sua pele. Incontáveis espécies foram extintas e muitas outras ainda correm o risco de extinção. E isto aumenta a ira do segmento defensor dos animais.

Mais, o boi, em especial, é tido como o animal que "mais destrói o meio ambiente", o que coloca sua carne como o alvo preferido dos ambientalistas.

E o outro lado? Bom, o outro lado tem a irrefutável prova científica de que o homem sempre foi onívoro (e portanto, comedor de carne) e precisamos da proteína nela encontrada para nos mantermos saudáveis. Ou ainda, "não fico sem meu churrasco de final de semana!" e pronto!

Mas eis que surgem evidências fortíssimas de que o boi (este eterno mal compreendido) não é, de fato, o vilão da história. Allan Savory (pensador, ecologista, biologista, ambientalista e carnívoro declarado) defende que o nosso planeta não pode prescindir da criação de herbívoros ruminantes de grande porte. As chamadas savanas e pradarias naturais eram cobertas por extensas manadas destes animais (ainda hoje vistos aos milhões nas savanas africanas) E O DESAPARECIMENTO DESTAS MANADAS é que causou o empobrecimento do solo, sua degradação e, seu último suspiro, a desertificação destas áreas.

A ausência destes animais em áreas de chuvas irregulares, especialmente, causa como consequência o desaparecimento de gramíneas (que co-evolvem com estes pastejadores). Estas gramíneas, que recobriam o solo, impediam que a chuva o compactasse. O aumento do solo desnudo causa o aumento da compactação superficial. A formação desta crosta impede a penetração da água, com o devido aumento do escorrimento superficial, erosão, voçorocas, inundações e secas. Por fim, desertificação.

Mas espere aí! Quer dizer que é bom com ele, mas ruim sem ele?

GRAMÍNEAS surgiram a cerca de 25 milhões de anos, bovinos a cerca de 5 milhões e o homem começou a domesticar animais a 10.000 anos, sendo que o "manejo"  da forma que existe hoje tem não mais do que 200 anos (e, para muitos, apenas 100).

A conclusão óbvia é que por quase 5 milhões de anos mamãe Gaia conviveu com estes animais, sem que ocorresse abuso de qualquer das partes. Para os que estão pensando agora "Huuum, quer dizer que o problema é o manejo", dimdimdimdimdim!!! Vocês acertaram!

Mas o que isto tem a ver com o debate? Simples assim: O Planeta precisa destes animais e sua criação, já que sem eles estaremos condenados à desertificação das áreas mais secas, que perfazem dois terços deste planeta. Assim, se querem, realmente, salvar o meio ambiente, o ato de deixar de comer carne atrapalha. Lógico, se você é vegetariano ou vegan por opção, siga a sua linha.

Aos caros amigos que produzem e estão na cadeia de produção da carne: levem o boi para onde o boi pertence, as áreas outrora de pastagem deste nosso Brasil gigante. O ditado " A César o que é de César" cabe bem aqui. Boi não nasceu para comer milho, soja ou qualquer outro grão (que dirá farinha de sangue e outros "quitutes"  a ele servidos). Boi foi feito para pastar. O deslocamento causado pela produção de grãos com o intuito de produzir alimento para o mundo é irreal, insustentável e refutável, pois o que estamos produzindo nestas áreas são culturas que se transformarão em alimento para estes próprios animais que deslocamos para as florestas!!! O MANEJO está errado.

Que cada um faça a sua lição de casa, a sua "mea culpa" e que possamos prosseguir como uma sociedade única, que preserva suas diferenças e aceita outras posições, mas com um Contexto Único contra o qual possamos tomar nossas decisões  tratando do presente, com um olho no futuro.

* Alberto Nagib de Vasconcellos Miguel (Jeep - F84) Engenheiro Agrônomo, possui Mestrado lato sensu em Perícias de Engenharia e Avaliações,trabalha com Agropecuária Sustentável, com ênfase em Manejo Sustentável de Pastagens e Produção Animal Sustentável. Atualmente mora em Calgary no Canadá desde 2004, esta pelo Brasil difundindo Gerenciamento Holístico. Foi Representante Discente noDepartamento de Física, Ex-morador da República Curral e Arado.

 

O Primeiro Curso de Introdução ao Gerenciamento Holístico vai ser com o PECEGE, iniciando-se em 14 de agosto e finalizando em 26 de setembro.

PUBLIQUE NO BLOG!