Blog Esalqueanos

Causos do Dr Mauá - Jacó, o Sócio

18/12/2015 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11106 views 1 Gostei 0 Não gostei

JACÓ, O SÓCIO

     Falar da turma sem lembrar do estilo do Jacó não tem jeito.   Também conhecido por Sócio, este é mais que uma pessoa, é uma personalidade.   Morador da Casa do Estudante, a famosa CEA, sempre teve um estilo próprio de receber os amigos no seu canto.   Tudo com muita simplicidade, casa cheia e um bom papo.    Uma velha cadeira de madeira de lei escura, giratória, era onde o Jacó se sentava sempre rodeado dos amigos.    Numa chaleira elétrica (rabo quente), botava uma água, ligava na tomada e num instante a água estava pronta para um chá esperto para tomar em grupo.    E a conversa ia longe sempre.

     Nos dias que tinha aula vaga, ele botava o chinelo Havaiana, calça jeans, camiseta leve e lá ia o Sócio para a Esalq fazer sua convivência com acadêmicos, professores e funcionários da escola.   Ele sempre teve uma queda especial para lidar e conviver com os mais simples dos serviçais da escola; conhecia todos pelo nome e vivia trocando experiência com os funcionários, quando se ensina e aprende ao mesmo tempo, afinal não é só em sala de aula que se aprende.

     O Jacó, paulistano do Bexiga, Osvaldo no nome e Giacomo no sobrenome é filho de pais comerciantes e logo foi batizado com o nome de Jacó.    Tratava o colega de Sócio e por isso além de Jacó também era o Sócio.

     Vender idéias, trocar prosa e angariar amigos era com ele.    Simplicidade e simpatia, suas armas do dia-a-dia e sendo assim os anos passaram e a gente tem sempre presente o amigo Sócio do velho fusca azul, que honra o apelido porque compartilhava caronas com os amigos, formava roda de prosa onde parava e se fosse no seu canto, sempre regada com um chá esperto.    Mais que no nosso álbum de formatura, o Sócio está estampado em nossa memória.    Ainda bem que nas ocasiões festivas na Esalq ele aparece para a turma matar a saudade.

Orlando Lisboa de Almeida (Mauá ou Camarão F-76)  Engenheiro Agrônomo, Fez carreira no Banco do Brasil onde se aposentou, hoje é conselheiro suplente da câmara de agronomia do CREA do PR, conselheiro consultivo do Sindicato dos Engenheiros do PR - Nativo de coração, frequentava a Republica Kpinzar

Mauá é nosso colunista do Blog e tem seus "Causos" publicados toda Sexta Feira para você começar bem seu "Quase Final de Semana" 

Acesse o BLOG do Orlando - http://www.orlandolisboa.blogspot.com.br

PUBLIQUE NO BLOG!