Blog Esalqueanos

Causos do Dr Mauá - Sua Majestade, o Sobradão

10/07/2015 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12653 views 0 Gostei 0 Não gostei

 SUA MAJESTADE, O SOBRADÃO

     Ali, muito pertinho da Praça José Bonifácio, rumo ao nosso centro acadêmico ficava a república Sobradão, uma das mais antigas e famosas do pedaço.   Tinha algumas tradições e uma delas era não fechar a porta de entrada.   Aquela enorme porta de madeira, de duas folhas, coisa do tempo da rolha.    Lá no sobradão morava uma turma enorme de estudantes e havia a consagrada galeria do bundograma.   O aspirante a morar lá tinha que ficar pelado, a turma passava uma tinta preta básica na zona sul do candidato e depois carimbavam a bunda dele na galeria de bundas do corredor.   Cada bunda com sua legenda para a posteridade.

     Nos fundos do sobradão, descia uma escadaria para o quintal.    Quando visitei o tal Sobradão a escadaria estava repleta, do chão ao primeiro andar, de sacos de lixo que os estudantes achavam melhor jogar ali do que levar até a calçada para o caminhão do lixo levar.     No térreo do Sobradão parece que houve a oficina de um jornal local nos tempos passados.     Da nossa turma acredito que ninguém morou no sobradão, mas a gente frequentava as festas e de vez em quando pintava uma por lá.

     Imóvel central, terreno que vale seu peso em ouro, sobradão abandonado, goteiras, infiltrações, com o tempo acabou vindo ao chão.    Ficou gravado na nossa mente, em muitas fotos e na ternura daqueles que passaram a vida de estudantes hospedados naquela tradicional república. 

 Orlando Lisboa de Almeida (Mauá ou Camarão F-76)  Engenheiro Agrônomo, Fez carreira no Banco do Brasil onde se aposentou, hoje é conselheiro suplente da câmara de agronomia do CREA do PR, conselheiro consultivo do Sindicato dos Engenheiros do PR - Nativo de coração, frequentava a Republica Kpinzar

Mauá é nosso colunista do Blog e tem seus "Causos" publicados toda Sexta Feira para você começar bem seu "Quase Final de Semana"

Acesse o BLOG do Orlando - http://www.orlandolisboa.blogspot.com.br 

PUBLIQUE NO BLOG!