Blog Esalqueanos

Clínica do Leite promove evento sobre a aplicação da filosofia lean no agronegócio

07/11/2017 - Por henrique zaparoli marques
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11703 views 1 Gostei 0 Não gostei
A Clínica do Leite - Esalq/USP realiza no próximo dia 8 de dezembro, em Piracicaba (SP), a primeira edição do Agro+lean, um evento sobre a aplicação da filosofia lean na gestão de negócios agropecuários. A programação inclui palestras, painéis e fóruns, reunindo produtores, consultores, gestores e colaboradores de fazendas, indústrias, cooperativas e demais organizações que atuam no setor. As inscrições estão abertas em www.agromaislean.com.br e o número de vagas é limitado.

Com foco em práticas, modelos e ferramentas de gestão aplicáveis à agropecuária, o evento apresentará os resultados obtidos por fazendas e indústrias que adotam princípios do lean manufacturing (manufatura enxuta), filosofia dedicada à redução de desperdícios. Utilizados amplamente no ambiente industrial, esses princípios e ferramentas foram adaptados para outros setores, como o agronegócio. Entre os modelos derivados está o Sistema MDA, criado pela Clínica do Leite para a gestão agropecuária e implantado com sucesso em centenas de fazendas brasileiras.

Segundo o coordenador da Clínica do Leite, professor Paulo Machado, o evento tem por objetivo apontar caminhos para o crescimento sustentável do agronegócio no país. "Nossa expectativa é agregar os principais agentes do setor para que, a partir do diálogo sobre práticas de gestão que efetivamente funcionam, possamos vislumbar como tornar os negócios agropecuários mais produtivos, rentáveis e seguros", afirma.

Para isso, painéis e palestras serão protagonizados por produtores, consultores e representantes da indústria, que vivenciam o cotidiano da atividade. Entre os temas a serem discutidos destacam-se o cenário da pecuária leiteira no país, os resultados gerados pela gestão eficiente de fazendas, as expectativas e responsabilidades da indústria em relação à cadeia de fornecedores e o papel dos consultores na melhoria do desempenho dos negócios. "A proposta é oferecer as participantes uma oportunidade diferenciada de interação e aprendizado, por meio do compartilhamento de ideias e experiências, que contribuam para a construção conjunta de negócios melhores para todos", afirma o gerente de Formação da Clínica do Leite, Henrique Zaparoli Marques.
.
Livro

A programação do Agro+Lean também terá o lançamento do livro "Sucesso no Leite", de autoria do professor Paulo Machado. A obra apresenta os fundamentos e ferramentas para aplicação do Sistema MDA em propriedades leiteiras, compartilhando conhecimento e experiências adquiridas pelo autor em mais de 40 anos de trabalho no setor. Embora os exemplos de implantação sejam voltados para a pecuária de leite, o conteúdo abordado é aplicável a diversos negócios.

Encontro de Mestres MDA

Dando continuidade ao evento, no sábado (9/12), a Clínica do Leite promove também a segunda edição do Encontro de Mestres MDA, que reúne ex-alunos do Programa de Formação MDA, realizado pela instituição há 15 anos. "Cerca de 1,2 mil pessoas já foram formadas no Sistema MDA e esse encontro busca promover a troca sobre conquistas e desafios enfrentados para tornar melhor a gestão dos negócios. Assim atualizamos conhecimentos e reforçamos a energia dessas pessoas para continuar a jornada de implantação do Sistema", comenta o professor Paulo Machado. A programação do encontro inclui palestras, workshops e fóruns e se estenderá por toda a manhã do dia 9.
PUBLIQUE NO BLOG!