Blog Esalqueanos

O que sua rede de contatos tem a ver com sua carreira? (Xitus, F2006)

15/05/2018 - Por carolina magnabosco
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

5635 views 3 Gostei 0 Não gostei

Tudo! Absolutamente tudo! Eu sempre soube que a nossa rede de contatos é um dos nossos maiores bens. Não só pela questão pessoal, da amizade, companhia para almoçar, os happy hours, as viagens, as histórias, mas também pelo lado profissional, A vida inteira conheci pessoas que me auxiliaram em minha carreira e com quem eu pude contar sempre que precisei de uma informação, de uma recomendação, de uma oportunidade e até de uma ideia.

E a vida inteira sempre fui estimulada e estimulo as pessoas a manterem acesas suas redes de contatos diariamente, não só quando estamos precisando! Separe um tempinho na agenda para dizer um oi para os colegas do emprego anterior, tomar uma cerveja com os amigos da faculdade, almoçar com os amigos de infância, fazer contato com alguém que você não conhece, mas admira pelo Linkedin, curtir e comentar um artigo legal, trocar cartões com pessoas da sua área em um evento. Nós nunca perdemos com isso, sempre alguém tem alguma coisa a nos acrescentar, a nos ensinar.

Durante minha formação como coach me deparei com uma pergunta e uma resposta dada por um dos maiores coaches da atualidade, que me fizeram ver a Universidade sob uma nova perspectiva. Atualmente, nesse mundo globalizado e com essa oferta de informação em todas as mídias e canais, talvez o papel principal da Universidade não seja mais ensinar e sim conectar pessoas! Aprender a conviver, a pensar, a escutar e a refletir novas ideias, ideias divergentes das suas, criar soluções em conjuntas, encontrar mentores e parceiros de negócios.

Falando de mim e mais propriamente da Esalq, onde tive a felicidade de estudar, não vejo outra forma melhor de definir a relação entre professores, alunos e ex alunos! Sabemos da excelência no ensino, mas tanto quanto, sabemos a força da amizade e da ligação dos Esalqueanos e como isso faz uma total diferença em nossa vida profissional!

Dei como exemplo a Esalq, mas isso serve para todos! A indicação de um professor, a experiência de um amigo de república que já está no mercado de trabalho, o acolhimento numa cidade nova por alguém que às vezes você nem conhece mas estudou na mesma faculdade que você e te trata como o melhor amigo dele, a indicação para uma vaga feita por aquele colega de estágio, aquela informação que você precisa urgente e lembra que um amigo de sala trabalha exatamente com aquele assunto, tudo isso vale ouro e faz a diferença na sua carreira.

Meu orientador de estágio na Esalq dizia que nós não precisamos saber todos os assuntos, precisamos sim conhecer quem sabe! E aprender isso cedo fez uma grande diferença na minha vida. Depois de formada, morei em muitos estados e trabalhei em diversas empresas do Agro, e sei bem o valor de poder contar com o apoio, a acolhida, com os ensinamentos e ajuda da minha rede de contatos.

Depois de quase 12 anos de formada, tive o prazer de conhecer pessoas incríveis, que me ensinaram e direcionaram minha carreira. Fiz pouquíssimos processos seletivos. Sempre contei com a indicação de um amigo ou uma boa referência de empresas e gestores anteriores. Antes mesmo de estar formada, consegui meu primeiro emprego graças ao networking criado durante minha época de estágio.

E hoje, há um ano como Coach de Carreiras Agro, tenho o prazer de retribuir tudo isso que eu tive, dividindo meus conhecimentos, experiências e networking com aqueles buscam um objetivo maior em suas carreiras. E posso dizer que meu maior tesouro, o que mais faz diferença no meu trabalho hoje, e fez durante toda a minha vida profissional, foram as pessoas que eu conheci.

Dizem que o Agro é um mundo pequeno onde todo mundo conhece todo mundo! Pronto, uma boa prosa pode mudar a sua vida!


Quer saber mais em como desenvolver sua rede de contatos ou como utilizá-la a favor de sua carreira, me mande uma mensagem!

Sou Carola Magnabosco, Economista pela Esalq/USP com MBA em Gestão Estratégica e Marketing. Após dez anos atuando com gestão, projetos e inteligência de mercado em grandes consultorias e grupos agropecuários, hoje atuo como Coach especializada em Carreiras Agro.

11 97295 8274

carola.magnabosco@hotmail.com 


PUBLIQUE NO BLOG!