Blog Esalqueanos

A Moda da Super Alta Densidade Animal (SADA) e seus Perigos (Jeep; F84)

23/01/2022 - Por alberto nagib vasconcellos miguel
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

2743 views 7 Gostei 6 Não gostei

Vocês já devem ter visto em algum vídeo, fotografia, em uma dessas mídias sociais, o espetáculo que é usar SADA. O comentário é sempre positivo e mostra o quanto os solos melhoraram após a aplicação dessa técnica ( e reforço, é apenas uma técnica, a FERRAMENTA é IMPACTO ANIMAL)/

Trabalho com SADA desde 2006 e posso comprovar que é, de fato, uma técnica que, se bem utilizada, traz benefícios enormes ao produtor e ao ambiente. Alguns benefícios que são dgnos de nota são: aumento da biodiversidade (plantas, animais, insetos, macro e microflora e faunas); quebra da crosta superficial; descompactação do solo; animais com comportamento correto, gregário; menos estresse no manejo, entre outros.

Assim, para alguns desavisados, parece que a técnica deve ser utilizada a esmo, pouco importanto o momento em que se aplica tal técnica. E aqui mora o perigo.

A SADA, se mal utilizada, pode causar prejuízos enormes à sua propriedade, especialmente se não estiver sendo utilizada sob um Contexto Holístico. Explico: imagine que está-se usando da técnica de forma constante, sem atentar para a época do ano. Se estiver no período de não crescimento das plantas, há grandes chances de beneficiar seu ambiente. Porém, se aplicada ao longo do período de crescimento das plantas, você poderá, de fato, estar compactando o solo, além de aumentar as chances de ter uma crosta superficial mais profunda.

Mas o que o contexto tem a ver com isso? Bom, se você quiser talvez fazer um terreiro de café na sua propriedade, ou tampar algum vazamento em uma represa, então o momento de usar essa ferramenta é justamente na época de crescimento vegetativo, quando o solo estará molhado. 

Mais sobre o contexto? Talvez sua propriedade tenha uma área arenosa, do tipo "areia de praia", onde poucas plantas conseguem se ancorar e criar as raízes necessárias para sua sobrevivência. De novo, o momento de se usar SADA será na época de crescimento vegetativo, já que você estará promovendo maior contato das sementes do seu banco de sementes com o solo, aumentando as chances de germinação e, por conseguinte, aumentando o stand da pastagem por tabela. 

O uso de SADA pode também danificar ninhos de aves escondidos na vegetação, aumentar demais os níveis de nutrientes em uma determinada área em detrimento de outra, causar a destruição completa de um piquete (imaginem 1000 bois em uma área de 2 ha e, de repente, vem uma chuva daquelas) e complicar o manejo se o fornecimento de água e sais mineirais não estiverem bem planejados.

O maior perigo, porém, é que se torne um manejo por tempo determinado, ao invés de um manejo racional. Muito cuidado para que não caia nessa situação, que pode danificar sua propriedade. 

Existe um momento apropriado para se utilizar de SADA e esta técnica deve ser limitada ao que está escrito em seu Contexto Holístico. Mesmo na natureza a SADA desaparece por um período ao longo do ano. Cabe saber analisar quando, porque, onde e para que está-se utilizando dela.

Para me contatar, meu email é: jeepf84@gmail.com

Até a próxima!

PUBLIQUE NO BLOG!