Blog Esalqueanos

Alguns momentos ao longo de 120 anos de história: a gloriosa AAALQ (Lumbriga; F75)

19/09/2023 - Por odair moraes
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

1837 views 163 Gostei 12 Não gostei

                                                       Associação Atlética Acadêmica "Luiz de Queiroz"

                                                                       A MAIS ANTIGA DO BRASIL

 

Com 120 anos de história, somos considerados a Atlética Acadêmica mais antiga do Brasil.

Fundada em 20 de setembro de 1903, a Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (A.A.A.L.Q.) é respeitada e conceituada em todo o território nacional. É responsável por proporcionar os meios necessários para incentivar, apoiar e difundir a prática do desporto entre os alunos da Gloriosa, além de representá-la em competições externas e internas.

A diretoria é formada por alunos de graduação, os quais, sempre abertos à novas ideias, administram e organizam os principais campeonatos universitários, como InterUSP, CaipirUSP, Interpira, Interagrárias e BichUSP. Além disso, gerenciam campeonatos internos realizados para alunos, funcionários e docentes da ESALQ, como CopAAALQ, Copa da Pós-Graduação, Inter-repúblicas e Internoturno. Com o intuito de defender a nossa Escola e honrar o "A Encarnado", somos representados por 26 times formados por alunos da graduação e da pós-graduação, os quais aproveitam para sair um pouco da rotina de estudos e incorporam o espírito do buldogue em cada treino, aspirando vitórias nas competições.

Início

A Associação Atlética Acadêmica Luiz de Queiroz (AAALQ) é a entidade esportiva dos alunos da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz".

Foi fundada em 20 de setembro de 1903 como Club Esportivo Piracicabano, sendo formado por atletas da cidade e alunos da ESALQ.

Mais tarde em 30 de maio de 1924 se tornou a Associação Atlética "Luiz de Queiroz" formada apenas por estudantes e docentes da ESALQ.

                                                                         

O símbolo foi criado em 1931 pelo estudante Ismar Ramos e batizado de "A Encarnado" em 1940 pelo jornalista Delfim Rocha Neto.

É uma das maiores pioneiras do esporte em Piracicaba e no estado paulista, e tem contribuído para muitas conquistas importantes junto aos atletas. Em meados de 1903, o time esalqueano ficou conhecido pelo seu time de futebol que enfrentou fortes seleções nacionais e internacionais, como foi o caso do Torino Futebol Clube em 1914. Apesar da partida ter terminado em um empate, a equipe rubro-azul comemorou como uma vitória.

A AAALQ jogou contra a equipe do Palmeiras, no estádio Palestra Itália, em 15 de outubro de 1933 e do São Paulo Futebol Clube em 19 de março de 1943. Além disso, triunfou o tricampeonato de futebol de Piracicaba em 1941/42/43, o título da I Olimpíada Universitária Brasileira e várias vezes foi nomeada como atlética modelo do interior.

Como a ESALQ é conhecida por sua grande comunidade nipo-brasileira, esses alunos também introduziram a prática do beisebol, e com o time "A encarnado" ganharam vários campeonatos para o campus de Piracicaba.

Fonte:  Site da AAALQ

 

Por ocasião da comemoração dos 93 anos da AAALQ, foi editado um folheto listando os Fundadores e Ex-presidentes da Atlética até aquele ano, 1996, que reproduzo abaixo:

Para ilustrar este post, vou deixar um link, trazendo algumas lembranças e recordações da época em que fui presidente da AAALQ, na gestão 74/75.

Link:  AAALQ_Anos70

Obs.: Para seguir os links, clique a tecla Ctrl+Click .

          Após clicar no link, que irá abrir um arquivo em PDF, configure o Zoom para 100% ou 125% para facilitar sua leitura.

 

Link para o artigo original em Word:  AAALQ_intro

 

PUBLIQUE NO BLOG!