Blog Esalqueanos

Centro Acadêmico Luiz de Queiroz lança o Projeto REVIVER

11/12/2023 - Por calq
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

518 views 0 Gostei 0 Não gostei

Centro Acadêmico Luiz de Queiroz lança o Projeto REVIVER: Preservando um Legado de 115 Anos de História e Inovação Agrícola


Iniciativa visa restaurar a sede do Centro e digitalizar e catalogar milhares de documentos que contam os 115 anos do CALQ


O Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) lança o Projeto REVIVER, uma iniciativa ambiciosa para preservar e celebrar sua rica história, além de garantir a manutenção de sua sede icônica.

Com mais de um século de existência, o CALQ é um marco histórico da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), da educação e da evolução agrícola no Brasil. O Projeto REVIVER visa revitalizar e preservar esse legado por meio de duas frentes fundamentais.

A primeira etapa concentra-se na restauração física da sede do CALQ. Esta iniciativa busca não apenas reformar o espaço, mas também estabelecer um fundo financeiro dedicado à manutenção contínua da estrutura. Isso garantirá que a sede se mantenha robusta e representativa ao longo dos anos.

A segunda frente do projeto é igualmente desafiadora, pois visa disponibilizar ao público um tesouro histórico. Com a catalogação e digitalização de documentos que abrangem os 115 anos de história do CALQ, incluindo um período crucial da evolução tecnológica na agricultura e pecuária no Brasil, o Projeto REVIVER abrirá as portas para uma narrativa rica e valiosa.

O projeto se comprometa assim em preservar não apenas o espaço físico do CALQ, mas também sua memória e contribuições significativas para a educação e o desenvolvimento agrícola no país. Com a inauguração do Portal que abrigará essa documentação histórica, espera-se compartilhar não apenas o legado do CALQ, mas também inspirar futuras gerações a se engajarem na inovação agrícola.

Conheça mais sobre o Projeto REVIVER e contribua mensalmente para a manutenção e longevidade do CALQ: https://projetorevivercalq.com

Sobre o Centro Acadêmico Luiz de Queiroz - O CALQ é um dos Centro Acadêmico mais antigo do Brasil e desempenha um papel fundamental na educação agrícola e no desenvolvimento do setor desde 1909. Ao longo de sua história, recebeu estudantes que se tornaram figuras proeminentes na política e contribuíram significativamente para o desenvolvimento nacional.

O Projeto Reviver é uma realização de membros e ex-membros do CALQ com coordenação do discente Antonio Rodrigues e da atual gestão Motirõ, liderada pela presidente Maria Eduarda, a gestão administrativa-financeira está a cargo da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq), parceira institucional do Instituto Pecege que tem grande colaboração financeira e audiovisual no projeto, além da Esalq/USP e Associação dos Ex-alunos da Esalq (Adealq).

Texto: Caio Albuquerque

PUBLIQUE NO BLOG!