Blog Esalqueanos

A Água e o Agro (Alfinet)

17/04/2015 - Por rodolfo tramontina de oliveira e castro
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3840 views 6 Gostei 6 Não gostei

A água e o agro

Rodolfo Castro

- Pai, hoje a professora falou que é culpa nossa que num tem água. 

- Como é? 

 - A tia Kátia falou que os agronegócio que tão acabano cum a água, que usa um monte de purcento e desmatou todas as floresta.

- Quanta besteira fio, essa muié num sabe de nada.

- Mas pai, ela passou um vídeo que os fazendeiro usa quase tudo de água potável que tem, cum aqueles pivô jorrando água, com umas plantação chique que parecia um mar de soja e uns boizinho bebendo água do rio, aí a classe inteira ficou me olhando torto que eu sou o único da roça. 

- Deixa pra lá fio, esse povo da cidade só sabe reclamar.

- O pai, mais num é nem um pouco verdade, tá essa seca ai danada e ocê sempre me falou que planta precisa sol e água pra cresce, será que elas num tão bebendo muita água?

- Fio, vêm aqui… óia nosso sítio, tem a nascente, o córguin e a matinha tudo em volta, ali pro fundo fica o pasto com os boi e as vaquinha, e daqui até de ali tem os pé de milho, e aqui perto de casa fica a hortinha da sua mãe.

- Onde tão as coisa eu sei pai, agora e a água? 

 - Deixe de sê ansioso, tá ficando igual seus amigo de escola, prestenção… a chuva chove, a água cai no sítio inteiro, na mata elas fica nas copa e uma parte vapora outra escorre, no pasto e milho vai tudo pro solo. No solo um tanto as planta bebe e outro tanto vai pros lençol, dos lençol vai pra bacia e pros rio, e aí vai ser consumida pelos seus amigo da cidade já que lá é tudo concreto e num cai água nenhuma pro solo. O que as planta bebe elas ainda transpira e volta tudo pro ar pra vira chuva de novo, só um pouco mesmo fica nas planta, que depois inda vira comida, também pros seus amigo da cidade que num planta nada em casa e acha que comida nasce no mercado. É só ocê oiá um pé de milho seco, num tem nada de água.

- Mas e os boi? A Kátia falou que os boi são os pior.

- Fio, sê já viu o tanto que o Ananias bebe de água?

- Já sim pai, nunca vi boi bebê tanta água. 

 - Se ele num mijasse toda água ele ia tá pesando umas 100 mil arroba, nóis ia fica milionário só com ele e ia dá pros seus amigo da cidade fazê churrasco até num acaba. 

- Hahaha verdade pai. 

- Pelo tanto de carne que esses bixo produz com esse tantinho de água, acho que só ficam atrás das galinha, agora trocar carne por ovo ninguém qué né?

- Verdade pai, isso ninguém qué.


Rodolfo Castro (Alfinet - F09) é Eng. Agrônomo, Coordenador Comercial da AgroTools e ex morador da República Kangaço

PUBLIQUE NO BLOG!