Blog Esalqueanos

A SEMANA DE RECEPÇÃO DA ESALQ - Um pouco da história dessa conquista.

10/08/2015 - Por maryane bento trindade de andrade
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11697 views 8 Gostei 6 Não gostei

calq15.png

A ESALQ foi o primeiro campus a propor uma semana de atividades voltadas para os ingressantes na Universidade. Esta proposta, oficializada em 1998 para todos os campi da USP, foi excluída do calendário oficial do campus de Piracicaba a partir de 2008, com o objetivo de reduzir a intensidade e abrangência da prática trotista dentro desta unidade.

Contudo os Centros Acadêmicos dos cursos continuaram organizando atividades  para os ingressantes. Estas atividades, todavia, não logravam envolver grande parte dos estudantes, uma vez que eram realizadas paralelamente às aulas e dependiam da liberação isolada de docentes para  que suas turmas participassem das atividades propostas pelos C.As.

Desde então, sempre foi perceptível a demanda do corpo discente do retorno de atividades institucionais que permitissem ao ingressante uma inserção mais preparada no contexto da Universidade. Neste sentido, durante as reuniões da Comissão Permanente de Integração (C.P.I) dos anos seguintes foram surgindo propostas (cada vez mais amadurecidas) por parte dos Centros Acadêmicos de um calendário de atividades conjuntas, envolvendo diversos setores do campus e uma diversidade de ações que permitissem ao ingressante o conhecimento das diferentes formas de atuação acadêmica, esportiva e social que a universidade proporciona em nosso campus.

De forma paralela a estas iniciativas, foi se desenhando um Programa Universitário de Educação Ambiental (PUEA), no contexto do Plano Diretor Socioambiental do Campus “Luiz de Queiroz” (PDS). Após sua institucionalização na Congregação da ESALQ em abril de 2013 começaram a ser traçadas estratégias de inserção das ações previstas no programa no cotidiano da Escola, principalmente entre os estudantes. Dessa forma, com apoio do Laboratório de Educação Ambiental (OCA – LCF), foi planejada pela Comissão de Graduação a estratégia de inserção do PUEA a partir dos ingressantes, com o intuito de aproveitar a suposta maior abertura a novas idéias destes, para implementar a partir da base os princípios e ações previstos pelo Programa. Assim, somando as propostas do PUEA e a articulação anterior do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz” (CALQ). Iniciou-se um processo de articulação entre estas propostas, buscando  se efetivar a retomada da Semana de Recepção no ano de 2014. Este processo teve início em 2013, com a adesão do Presidente da Comissão de Graduação (CG) da ESALQ e da CPI, Prof. Antonio Augusto Coelho. A partir deste momento, foi sendo desenhada uma proposta de programação conjunta entre CALQ, CG, DVATCOM, SVCEx,  USP Recicla e Plano Diretor Socioambiental buscando abranger os mais diversos pontos considerados importantes por todos envolvidos.        

Na sequência, se iniciou o processo para a institucionalização da Semana de Recepção.Por fim, a Semana de Recepção dos Ingressantes foi aprovada na CPI e realizada em 2014 com um saldo muito positivo das atividades e vivências realizadas, alinhada em uma proposta de construção de uma semana de fato integradora. A mesma tornou-se um significativo passo para a institucionalização oficial da continuidade da Semana de Recepção nos anos seguintes, o que facilitou o processo da realização da Semana de Recepção de 2015, que se desenhou em diversas reuniões entre os grupos que atuaram na Semana de 2014, avaliando e ponderando os pontos positivos e negativos, para aprimorar  as atividades e assim atingir os objetivos da Semana.

Das Vinte e oito Unidades da USP inscreveram-se no 17º Concurso Prêmio “Semana de Recepção aos Calouros – 2015” a ESALQ recebeu destaque, ficando em terceiro lugar. A Semana de Recepção teve destaque no estímulo ao culto à diversidade, solidariedade e ao respeito para com os alunos ingressantes. A programação da semana foi dividia em dias temáticos, o “Dia da Recepção aos Ingressantes e Familiares”, “Dia da Vivência Sócio Ambiental”, “Dia da Extensão”, “Dia de Vivências Culturais”. Englobando diversas atividades ambientais, acadêmicas, culturais, esportivas e sociais com os novos esalqueanos, afim de integrá-los e aproximá-los com a cidade de Piracicaba.

Também recebeu destaque na premiação, a Mesa Redonda “Valores da Universidade, Diversidade e Tolerância”, que teve como objetivo discutir com os ingressantes os valores da universidade e conversar sobre as recentes denúncias contra violações dos direitos humanos; intolerância quanto a orientação sexual dos estudantes e violência contra a mulher, questões que estão sendo muito discutidas na Universidade de São Paulo. A mesa redonda contou com a presença da Professora Heloísa Buarque de Almeida, professora do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e coordenadora do Programa USP Diversidade, a aluna de Engenharia Agronômica e integrante do coletivo LGBT IntegraESALQ, a presidente do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz”, CALQ (Gestão “Além dos Muros”) e o presidente da Associação de Ex-alunos da ESALQ, ADEALQ.

mesaredonda.png
Mesa Redonda “
Valores da Universidade, Diversidade e Tolerância”

Parabéns a todas as entidades e grupos que ajudaram na construção e perpetuação da Semana de Recepção aos Calouros 2015. Dessa forma, iremos aprimorar cada vez mais esse importante espaço de recepção e integração dos novos esalqueanos!

Maryane Andrade (Renúncia), 3° Ano - Engenharia Florestal - Diretoria de Cultura e Eventos– CALQ – Gestão “Além dos Muros” - Presidente do Centro Acadêmico “Luiz de Queiroz” – CALQ – Gestão “EmFrente” - Moradora da República O Beko

PUBLIQUE NO BLOG!