Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Ana Letícia Ferreira Bertolo, engenheira agrônoma (F-2001)

14/12/2012 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3460 views 0 Gostei 0 Não gostei

mildin bivirkninger

mildin allergi

Atuação profissional
Formada em Engenharia Agronômica (2001) com formação complementar em Licenciatura em Ciências Agrárias, obteve o título de doutor em Genética e Melhoramento de Plantas, também na ESALQ, em 2007. Atuou como pesquisadora pós-doutora na Universidade de Cornell (USA) de 2008 a 2011. Ainda em 2011 ingressou na Monsanto do Brasil, onde desenvolve carreira como analista no laboratório de Qualidade Genética.

Quais suas atribuições na Monsanto? 
Atualmente me dedico à área de controle de qualidade da empresa. Como analista no laboratório de Qualidade Genética, atuo de forma a garantir que as sementes produzidas pela empresa apresentem as características genéticas desejadas. Minhas atribuições nesse cargo envolvem a análise da pureza genética em todas as fases do processo de produção, desde a semente genética até a comercial. O cargo exige o estabelecimento de uma forte interação com membros de outros setores da empresa de maneira a permitir o fluxo contínuo e eficiente do sistema por meio da integração dos setores de produção, qualidade e comercialização. Essas atribuições são de grande importância para a Monsanto, cuja prioridade é a produção de sementes de alta qualidade e a garantia da satisfação do consumidor final, os produtores.

Quais os principais desafios desse setor?
Entre os diversos desafios do setor destacam-se o tempo e a quantidade. O tempo de análise é crítico para atender a demanda de sementes, principalmente nas épocas de plantio no país, sendo que um grande volume de sementes deve ser analisado diariamente seguindo rígidos padrões internacionais de qualidade. Essa grande demanda, aliada ao fato de este ser o laboratório exclusivo da empresa no país para realização das análises genéticas, faz com que os desafios se estendam desde o momento do recebimento das amostras de sementes até a entrega dos resultados em prazo de tempo previamente determinado.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
O profissional precisa ser altamente organizado para conseguir manter o fluxo de um grande volume de informação que são requeridos em prazos restritos. Além de uma boa formação e conhecimento dos processos, espera-se uma pessoa com capacidade de trabalhar em equipe, já que seu papel representa um dos elos da cadeia produtiva, na qual todos os setores devem estar bem conectados para funcionar de forma eficaz.

PUBLIQUE NO BLOG!