Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Brunno da Silva Cerozi, engenheiro agrônomo (F-2008)

19/09/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3620 views 3 Gostei 0 Não gostei

buy abortion pill uk

buy abortion pill kit online open
Atuação profissional

Formou-se em Engenharia Agronômica em 2008. Após sua graduação, trabalhou na Nativ Pescados, uma das maiores fazendas de peixes do Mato Grosso. Depois voltou para a ESALQ, onde fez mestrado em Ciência Animal e Pastagens. Assim que obteve o título, conquistou bolsa do Ciência Sem Fronteiras (CsF) e foi fazer doutorado na University of Arizona (UofA), nos Estados Unidos, onde deverá permanecer até 2016.

Durante sua permanência em solo norte-americano, Cerozi foi agraciado com bolsa do programa Carson Scholars, que visa a premiação dos melhores alunos da área de ciências ambientais e projetos sustentáveis. O engenheiro também recebeu aporte do Conselho de Alunos da Pós-graduação da universidade para o desenvolvimento de sua pesquisa. Atualmente trabalha como tutor no Centro de Técnicas Alternativas de Aprendizado (SALTCenter), da UofA.

Fale um pouco sobre as atividades que desenvolve no exterior

Como tutor, presto apoio para alunos de graduação em disciplinas como biologia, química, ciências ambientais e cálculo, orientando também sobre melhores técnicas de estudo e preparação para provas.

Também sou envolvido com aquicultura há quase 10 anos, desde minha graduação na ESALQ. Atualmente, desenvolvo pesquisa direcionada para o uso múltiplo da água na aquicultura, em sistemas integrados com agricultura. Meu foco específico são cultivos aquapônicos. A aquaponia é uma variante da hidroponia, entretanto, usa o efluente proveniente da cultura de peixes (aquicultura) para o crescimento de plantas (hidroponia), em vez da utilização de soluções nutritivas que empregam fertilizantes químicos (hidroponia convencional).

Quais os principais desafios desse setor?

A aquaponia é muito importante em dois principais aspectos: redução de impactos ambientais e uso eficiente da água. Grande parte do estado do Arizona possui clima desértico e semidesértico, ou seja, a disponibilidade de água é baixa. Desse modo, sistemas de aquaponia são muito importantes nesse caso para substituir fazendas com irrigação convencional que desperdiçam mais de 80% da água utilizada nos campos.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

A aquaponia é uma prática muito nova no Brasil, mas bem difundida nos EUA. Pessoas do país inteiro e de outros países vêm visitar o meu projeto para desenvolver aquaponia de forma comercial ou apenas no fundo de suas casas, como uma forma de lazer e complementação alimentar.

Profissionais que desenvolvam essa tecnologia podem ser muito importantes para o Brasil num futuro próximo, para garantir que áreas de baixa disponibilidade de água possuam uma agricultura mais sustentável e local.

PUBLIQUE NO BLOG!