Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Camila Lemos, economista (F- 2012)

24/05/2013 - Por lucas jacinto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3433 views 0 Gostei 0 Não gostei
Formação 

Formou-se em Ciências Econômicas e, durante a graduação, no primeiro ano, integrou o ESALQ Jr. Economia, onde trabalhou como relações públicas. Além disso, participou também na ESALQ Jr, do desenvolvimento de diversos projetos, entre eles, o Projeto Cesta Básica. Posteriormente, no segundo ano da graduação, ingressou no Grupo de Pesquisa e Extensão em Logística (ESALQ-LOG), atuando como pesquisadora em atividades de levantamento e análise do mercado de fretes nacional. No 3º ano de graduação iniciou estágio na Caterpillar Brasil, no departamento financeiro, mais especificamente na área deBudget & Forecast.  Por fim, em 2012, ao término do curso, foi efetivada na Caterpillar Brasil no departamento de Compras como Analista.

A que setor se dedica atualmente? Qual é a importância das atribuições de suas atividades para o mercado? Atuo como Analista de Compras na Caterpillar Brasil. Basicamente, a missão deste setor é analisar compras de bens e serviços diversos. As aquisições podem ocorrer por meio de processos seletivos de fornecedores, a fim de construir e sustentar vantagens competitivas frente à concorrência, reduzindo custos e tornando os produtos e serviços mais atrativos ao consumidor. Esta atividade é vital dentro de uma empresa, a ponto de ser considerada de importância estratégica para as organizações. Compreende-se o profissional desta área como parte de um processo estratégico, pois envolve custo e qualidade.  É a partir desta análise que a empresa pode visar o aumento da lucratividade, como por exemplo, através da exploração de melhores acordos oportunidades de abastecimento de suas matérias primas. Especificamente, trata-se de um profissional presente em quase todos os setores da economia.

Quais os principais desafios desse setor?

Independente de seu tamanho, o grande desafio de toda empresa é a redução de custos. Desta forma, o departamento de compras é um setor de suma relevância para o cumprimento deste desafio. O profissional desta área deve estar sempre alinhado as questões econômicas que consequentemente afetarão os lucros da empresa.  

Que tipo de profissional esse mercado espera?

O mercado espera por profissionais que agreguem valor a empresa, tragam consigo renovação e espírito empreendedor. Destaca-se aquele que traz conhecimentos acadêmicos sólidos, acompanhados de habilidades como língua estrangeira, inglês impreterivelmente, domínio do pacote Office, sem se esquecer de uma boa postura.
PUBLIQUE NO BLOG!