Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Carolina Galletti, economista (F-2007)

29/07/2011 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3202 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Formou-se em 2007, em Ciências Econômicas pela ESALQ. Foi auxiliar administrativa na Secretaria Municipal de Finanças da Prefeitura do Município de Piracicaba/SP, onde desenvolveu atividades de contabilidade e auditoria interna.
Em 2008, foi analista contábil da Cosan S/A Ind. e Com. na área de controladoria - implantação do sistema de controles internos para atender à SOX (Lei Sarbanes-Oxley).
Fez pós-graduação em Administração de Empresas na Fundação Getúlio Vargas (FGV) em 2009. Desde 2008, é responsável pelas finanças do Centro Tecnológico da Delphi Automotive Systems do Brasil. 

Qual a importância do setor financeiro no mercado automotivo?
Atuo na área de finanças do setor automobilístico. Sou responsável pelo orçamento (budget) do Centro Tecnológico da Delphi. Faço projeções financeiras (forecasts), controlo as despesas de engenharia, atividades de análise de fechamento do mês e reconciliações contábeis. O setor financeiro é cada vez mais primordial para o sucesso empresarial devido ao aumento da competitividade de empresas no mercado global que é o setor automotivo. Elaborar projeções financeiras com alto grau de precisão e controlar despesas a fim de direcionar os recursos em busca dos melhores resultados é de grande importância para uma empresa que dedica parte significativa de seus recursos financeiros à inovação tecnológica.

Quais os principais desafios do setor automotivo?
O setor destaca-se pelo alto grau de competitividade que se reflete na baixa margem de lucratividade por peça vendida, por isso a busca por economia em escala com grandes volumes de produção é fundamental. Além disso, a presença de empresas com atuação global, que contam com grande infraestrutura e unidades produtivas em diversos países, dificulta a entrada de novos concorrentes. Outra característica marcante é a constante busca por inovação tecnológica como, por exemplo, o desenvolvimento de carros e motos com tecnologia bi-combustível (etanol e gasolina). Tudo isso faz do setor um dos termômetros da economia de um país.

Que tipo de profissional esse mercado espera? 
Ao mesmo tempo em que o profissional deve buscar continuamente especializar-se, é importante entender o relacionamento de finanças com as demais áreas (compras, vendas, RH, produção, qualidade). Uma visão global de negócios é cada vez mais desejada para tal profissional. Além disso, comprometimento com prazos e metas e proatividade são características procuradas em um profissional que queira atuar nesse ramo.

Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
29/07/11
PUBLIQUE NO BLOG!