Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Enrico Manzi, engenheiro agrônomo (F-2008)

09/08/2013 - Por lucas jacinto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3360 views 0 Gostei 0 Não gostei
Formação

Graduou-se em Engenharia Agronômica em 2008. No mesmo ano de formação, ingressou no processo de estágio da Cargill, onde atua como gestor de negócios nas regiões de Campo Grande-MS, Sidrolândia-MS, Maracaju-MS e Rio Verde-GO. Atualmente trabalha como trader na matriz da Cargill em São Paulo capital.

A que área setor se dedica atualmente e quais são as atribuições de seu cargo?

Atualmente trabalho como trader no setor de Trading da Cargill em São Paulo (SP). Sou responsável pelo planejamento e coordenação comercial da originação da empresa no Brasil. Minha função consiste em analisar o mercado de commodities nacional, tanto no aspecto de supply & demand,como influência das variáveis externas no mercado nacional. Analiso também o atendimento aos key accounts da originação. Tenho total responsabilidade sobre a compra e execução de matéria-prima para abastecimento de fábricas e programas de exportação. Gerencio as contas dos grandes clientes conciliando o plano de vendas dessas contas à originação da Cargill, incluindo ferramentas financeiras e de risk management.

Quais os principais desafios desse setor?

Este é um setor de grande competitividade, com margens apertadas, suscetível a diversas variáveis externas, como frete, clima, produção nacional e internacional, situação econômica nacional, tributação e até mesmo à legislação. A análise e antecipação, realizadas de forma correta referente a todos esses fatores é o que proporciona o diferencial competitivo que temos de lidar constantemente. As variáveis se alteram constantemente e mudam o cenário com velocidade impressionante. Precisamos estar periodicamente avaliando os cenários e testando possibilidades de novos caminhos, visando antecipar tendências e aproveitar o momento mais lucrativo desses períodos.

Que tipo de profissional esse mercado espera? 

O mercado está em busca de engenheiros agrônomos com bom conhecimento de campo, porém, com conhecimento de mercado decommodities. Pró-atividade e resiliência são dois atributos que devem fazer parte desse profissional.
PUBLIQUE NO BLOG!