Blog Esalqueanos
AGROdestaque entrevista Fabio Ribas Chaddad, engenheiro agrônomo (F-1992)
23/01/2013 - Por ana carolina miottoAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

mixing melatonin and weed
mixing ibuprofen and weed onlineAtuação profissional
Após formar-se, realizou o mestrado em Administração na Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP). Trabalhou como pesquisador do Programa de Estudos dos Negócios Agroindustriais (PENSA). Tornou-se consultor de agronegócio na Promon Engenharia. Doutorou-se em Economia Aplicada na University of Missouri e trabalhou como pesquisador no Agribusiness Research Institute. Lecionou microeconomia e gestão do agronegócio naWashingto State University. Regressou ao Brasil como professor e coordenador acadêmico do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper). Voltou para os EUA onde, atualmente, é professor e pesquisador da University of Missouri.
Quais as suas principais atribuições?
Minhas atividades de pesquisa enfocam a estratégia de organizações do agronegócio, com ênfase em relações inter-organizacionais e cooperativas que atuam no setor. Presto serviços de consultoria para organizações do agronegócio em diversos países, inclusive no Brasil, e leciono disciplinas de estratégia empresarial, economia organizacional, governança corporativa e gestão do agronegócio em cursos de graduação, pós-graduação e educação executiva.
Quais os principais desafios desse setor?
O desafio é a necessidade de gerar e transferir conhecimento, o que é fundamental para o desenvolvimento das pessoas e dos países em um contexto de redução de investimentos públicos na educação, o que nos força a buscar fontes alternativas de recursos para nossas atividades.
Que tipo de profissional esse mercado espera?
Na carreira acadêmica, o importante para qualquer professor é encontrar seu "nicho de mercado", ou seja, uma linha de pesquisa onde possa gerar conhecimento por meio das atividades de pesquisa e transferir esse conhecimento para a sociedade em atividades de ensino, consultoria ou extensão.