Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Goran Kuhar Jezovsek, engenheiro agrônomo (F-1990)

09/05/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3579 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Formou-se em Engenharia Agronômica em 1990, tendo participado do Programa de Educação Tutorial (PET) em Biotecnologia Agrícola. Fez mestrado em Agronomia, na área de concentração em Genética e Melhoramento de Plantas, na Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Jaboticabal.

Trabalhou na antiga divisão de sementes da Cargill Agrícola, no departamento de produção, tanto nos campos de produção de sementes de milho híbrido, como nas unidades de beneficiamento, nas áreas de controle de processos e pesquisa de produção. Posteriormente, trabalhou na Monsanto do Brasil como especialista em biotecnologia, onde atuou na área de registro de plantas geneticamente modificadas, focando em milho e algodão. Atualmente está na DuPont do Brasil S.A. – Divisão Pioneer Sementes, coordenando a área de registro de produtos.

Fale um pouco sobre sua atuação na DuPont Pioneer
Coordeno a área de registro de produtos, sementes e biotecnologia. Também apoio a área de registro da DuPont Industrial Biosciences. Neste setor, unimos as informações técnicas requeridas pelas diversas agências governamentais como Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), Registro Nacional de Cultivares (RNC), Serviço Nacional de Proteção de Cultivares (SNPC), entre outras, para preencher os formulários pertinentes e requerer os registros necessários para a comercialização dos produtos desenvolvidos pela empresa.

É nossa responsabilidade fazer com que os produtos desenvolvidos pela área de pesquisa cheguem ao mercado. O setor de insumos agrícolas (sementes, agroquímicos, fertilizantes etc) é altamente regulamentada e controlada pelo governo.

Quais os principais desafios desse setor?
Considero a incerteza regulatória, pois o setor é sujeito às mudanças inesperadas de normas, mudanças nas estruturas governamentais e, também, de carga de trabalho dos agentes públicos, o que leva a prazos nem sempre previsíveis de conclusão dos processos.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
Pessoas com conhecimento técnico em produção de sementes e genética vegetal, alta capacidade de organização e trabalho em equipe, além de ser um questionador permanente e estar antenado com o que acontece no mundo e não apenas no Brasil, uma vez que os registros brasileiros não são suficientes para o lançamento de um produto. 
PUBLIQUE NO BLOG!