Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista José Flávio Machado Leão, engenheiro agrônomo (F-1972)

30/08/2013 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3462 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Formado em Engenharia Agronômica em 1972, concluiu seu mestrado em Recursos Florestais (USP/ESALQ) em 1994. Posteriormente, em 2007, terminou seu doutorado em Fitotecnia (USP/ESALQ). Enquanto estudante, em 1971, fundou a empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda. Desde então, dedica-se às atividades de macropaisagismo e conservação da natureza, prestando serviços para instituições públicas e empresas privadas nas mais variadas regiões do país.

Durante a década de 1980, foi secretário de Agricultura e Serviços Públicos, na Prefeitura Municipal de Piracicaba. Recentemente criou a empresa Propark Educacional, que realiza cursos de extensão e capacitação profissional em paisagismo e conservação ambiental.

É professor de Paisagismo Sustentável do Green Building Council Brasil e professor convidado da USP/ESALQ. Em parceria com seu filho, Marcelo Leão, publicou em 2013 o livro Conservação da Natureza, editado pela Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq).

A que área se dedica atualmente?
Sou responsável técnico pela elaboração, implantação e gestão de projetos de paisagismo, planejamento de uso do solo rural, recuperação de áreas degradadas e estudos ambientais desenvolvidos pela Propark.

Meu trabalho consiste na coordenação de equipes pluridisciplinares, compostas por profissionais de várias especialidades, como engenheiros agrônomos, florestais, ambientais, geólogos, biólogos, arquitetos, entre outros. Essas atividades contribuem para que o desenvolvimento econômico ocorra em harmonia com a conservação dos recursos naturais, que é um fator fundamental para a inserção do país entre as nações mais evoluídas, possibilitando, ao mesmo tempo, uma melhor qualidade de vida para a população.

Quais os principais desafios desse setor?
Os maiores desafios da área são compatibilizar os recursos disponíveis para as atividades de paisagismo e conservação ambiental com as necessidades das pessoas, além de empreendimentos em um país como o Brasil, que ainda carece de investimentos em áreas básicas como a da saúde, educação, habitação, segurança e mobilidade urbana.

Que tipo de profissional esse mercado espera?
O mercado busca profissionais com vocação, talento, esforço e disciplina, devidamente capacitados para enfrentar os grandes desafios do mundo moderno.
PUBLIQUE NO BLOG!