Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista José Gaspar Meyer, engenheiro agrônomo (F-1967)

03/08/2012 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3396 views 1 Gostei 0 Não gostei

Atuação profissional
Após concluir o curso de Engenharia Agronômica e a especialização em Zootecnia, deixou a área acadêmica, dedicando-se à administração de empresas. Atuou como gerente geral de fazendas e como administrador direto de uma delas localizada no município de Inúbia Paulista, no Estado de São Paulo. Com a criação do PROÁLCOOL, foi convidado a dirigir a implantação de uma destilaria, da qual era sócio-fundador e diretor superintendente. Atuou como consultor agrícola e industrial e colaborador na elaboração de projetos "greenfields" no Estado de São Paulo e Mato Grosso e, por fim, conduziu a implantação da Usina Rio Pardo.

Qual cargo ocupa atualmente?
Atualmente, sou diretor geral da Usina Rio Pardo, localizada no município de Avaré e Cerqueira César. Com capacidade de moagem atual de 2.000.000 de toneladas, a Rio Pardo é hoje o lugar onde estão aplicadas as mais avançadas tecnologias existentes no mercado.

Quais os principais desafios desse setor?
O principal desafio para o setor é extrair do solo, por meio da cana-de-açúcar, a maior quantidade de alimentos e energia renovável possível, tais como álcool, bioeletricidade, energia térmica e açúcar, com o comprometimento de sustentabilidade ambientalmente correta.

O que esse mercado espera de um bom profissional?
O mercado espera contar com profissionais bem formados, dotados de coragem para romper paradigmas, pesquisar, criar e adotar novas tecnologias e que acreditem no que bem sabem fazer e que o façam conscientes da responsabilidade que têm na produção de alimentos e energia para o país e para o mundo.


PUBLIQUE NO BLOG!