Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista José Ricardo Reato, gestor ambiental (F-2005)

12/08/2011 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3244 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Formado na primeira turma do curso de Gestão Ambiental da ESALQ, há pouco tempo concluiu sua especialização em licenciamento ambiental. Depois de formado, encontrou dificuldades para atuar na área ambiental, principalmente pelo desconhecimento do mercado e falta de conselho profissional. Dessa forma, ingressou, via concurso, nos bancos Nossa Caixa, Banco do Brasil e HSBC. Em resumo, atuou por cerca de 4 anos na área comercial/financeira das três instituições.

A que área ou setor se dedica atualmente? 
Após diversas frustrações nas tentativas de me encaixar no mercado profissional, resolvi partir, definitivamente, para a área pública. Atualmente sou servidor público federal do Ibama, onde atuo com licenciamento ambiental de grandes obras, mais especificamente com o licenciamento ambiental de ferrovias e rodovias. 
As cobranças são muitas, visto que muito do PIB nacional passa pelas "mãos" do licenciamento ambiental federal. No entanto é um trabalho extremamente desafiador e gratificante e demanda um profundo e diversificado conhecimento do meio por parte dos servidores.

Quais os desafios para os profissionais dessa área?
Ao meu ver os principais desafios do setor são pressões políticas, necessidade de capacitação constante e flexibilidade do profissional, que deve ser dinâmico e pró-ativo.

Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
12/08/11
PUBLIQUE NO BLOG!