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AGROdestaque entrevista Juliana Aparecida Battistella Berti, cientista de alimentos (F-2008)

20/05/2011 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

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Atuação profissional
Formada em Ciências dos Alimentos, inicialmente trabalhou no Grande Hotel São Pedro com desenvolvimento de produtos. Atuou também na área de garantia de qualidade, realizando auditoria e treinamentos de Boas Práticas dentro do restaurante.
Depois foi para a Sapore onde iniciou seus trabalhos no SAC Interno da empresa, canal de comunicação das gerentes dos restaurantes, onde são registrados problemas de qualidade e especificação dos produtos adquiridos. Mudou toda a estrutura de captação, registro e tratativa das ocorrências.
Depois trabalhou na área de aprovação de produtos, onde realizava testes sensoriais e de rendimento com produtos que a empresa tinha interesse em negociar. Também fazia contato e visita aos fornecedores para solicitar ajustes de formulação, padronização e gramagem.
Mudou novamente o foco e hoje trabalha com qualificação de fornecedores. Realiza auditorias técnicas para avaliação de estrutura física, processos e documentações e, após a aprovação, monitora o desempenho dos mesmos.


A que área ou setor se dedica atualmente? Descreva as atribuições do cargo que ocupa. Qual a importância delas para o mercado?
Atualmente, trabalho na área de garantia de qualidade, sendo responsável pelo processo de aprovação e monitoramento de fornecedores em uma empresa de refeições corporativas. Eu realizo visitas técnicas aos fornecedores da empresa, onde avalio estrutura física, processos e documentação, aprovo ou reprovo fornecedores, acompanho o desempenho deles após a aprovação, oriento os fornecedores a adequarem seus processos de forma a atender os requisitos da empresa. Também ministro treinamentos nos fornecedores de serviços logísticos (Centros de Distribuição dos insumos aos restaurantes) e acompanho as auditorias internas da ISO 9.001.
A empresa trabalha prestando serviços relacionados à administração de restaurantes corporativos, desde a montagem do restaurante, compra de insumos, preparo das refeições e gestão de mão-de-obra. Ao contratarem este serviço, seus clientes esperam que este seja realizado da melhor forma possível. Como a empresa compra os insumos de terceiros e é responsável apenas pelo preparo e pela finalização dos pratos, é essencial que seja desenvolvido um trabalho de qualificação e acompanhamento dos fornecedores, de forma a garantir a qualidade e a segurança alimentar dos pratos servidos aos clientes desde a fabricação dos seus insumos. Falhas nesta cadeia produtiva podem gerar conseqüências graves, pois diariamente são produzidas mais de 850.000 refeições nos restaurantes da empresa espalhados pelo país.

Quais os principais desafios desse setor?
Uma das características do mercado de refeições coletivas é o preço de venda ser baixo, o que obriga as empresas deste ramo a buscarem produtos com preço baixo também. Desta forma, um dos principais desafios deste setor é alinhar qualidade com baixo custo dos insumos.

Que tipo de profissional o seu mercado espera? 
Profissional com grande conhecimento em legislação alimentar e processos de fabricação de alimentos. Ele também deve ter bom senso, saber analisar as não conformidades que encontra nas auditorias e identificar o que é grave e saber orientar os fornecedores a melhorar o processo. No fundo o trabalho confunde-se entre auditoria e consultoria, pois é preciso orientar os fornecedores a se adequarem para melhor atender.

Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
20/05/11
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