Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Marcello José Ramos da Cunha, engenheiro agrônomo (F-1993)

21/09/2012 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3209 views 0 Gostei 0 Não gostei

Atuação profissional
Após formar-se, trabalhou na DowElanco Ind. Ltda como representante de vendas para o mercado de cana-de-açúcar. Saiu da empresa por um período, para trabalhar com nutrição animal, fertilizantes foliares em portais agropecuários na internet, e fazer pós em Ecologia pelo Instituto Biológico (IB/USP), mas voltou como representante de vendas com foco no mercado de herbicidas para pastagem para os estados do Pará, Amazonas e Roraima. Trabalhou em diversas áreas na Dow até tornar-se gerente de marketing para a Linha Pastagem DowAgroSciences Brasil.

Quais as principais atribuições do cargo que ocupa agora na Dow? 
A DowAgrosciences lidera o mercado de defensivos para pastagens no mundo e, há mais de 50 anos no Brasil, orienta os pecuaristas de todo o Brasil sobre como limpá-las da presença de plantas invasoras de modo a aumentar a produtividade. Como gerente de marketing para a Linha Pastagem DowAgroSciences Brasil, sou responsável pela liderança do negócio de defensivos para pastagem nos aspectos de desenvolvimento do portfólio de produtos, novos herbicidas e inseticidas, de desenhos dos programas de incentivo e fidelização e das campanhas de vendas, definição de estratégias de acesso ao mercado, alocação de recursos para geração de demanda e de comunicação.

Quais os principais desafios desse setor?
Difusão de tecnologia e financiamento. Existe tecnologia disponível para aumentarmos a produtividade e eficiência da pecuária nacional. O grande desafio é aumentar a taxa de adoção de tecnologia por parte dos pecuaristas e, para isto, é necessário um maior investimento na difusão da tecnologia existente e uma sensível melhoria na disponibilidade e acesso de crédito para financiar os pecuaristas que querem intensificar sua atividade produtiva.

Que tipo de profissional esse mercado espera? 
Um profissional com formação técnica sólida para embasar a sua análise de mercado, mas que também tenha a mente aberta para um mundo dinâmico e em transformação. É fundamental, também, ser um profissional que se comunica e se relaciona bem com todos os membros da cadeia, distribuidores, pecuaristas, times internos de liderança da companhia, de vendas e de pesquisa e desenvolvimento, pesquisadores das universidades, promotores técnicos do sistema de distribuição e vendedores dos sistema de distribuição. 

PUBLIQUE NO BLOG!