Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Marcelo Maniero Ismael, engenheiro agrônomo (F-1990)

25/07/2014 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3617 views 1 Gostei 0 Não gostei

sertraline with alcohol

sertraline and alcohol use
Atuação profissional

Formado em Engenharia Agronômica, em 1990, iniciou sua carreira profissional no ano seguinte, como trainee na Massey Ferguson. Após a conclusão do programa de estágio, ingressou no setor de defensivos agrícolas, na Shell Brasil S/A, como representante técnico comercial da unidade de Cascavel (PR). Em 1994, a divisão agro da Shell foi comprada pela American Cyanamid, empresa na qual Ismael trabalhou por mais seis anos no mesmo cargo, porém atuando também na unidade de Canoinhas (SC). Em 1997, foi promovido a coordenador de desenvolvimento de mercado, sendo transferido para Campinas (SP), onde permaneceu durante três anos.

Em 2000, a BASF S/A adquiriu a American Cyanamid. Ismael permaneceu na empresa durante mais esta fusão, porém passou a atuar como gerente de desenvolvimento de mercado; depois como gerente de marketing para os cultivos de cana, café e citrus; e gerente de mercado em cultivos de soja. Em 2006, foi transferido para a unidade dos Estados Unidos, onde morou até 2009, atuando como gerente global herbicidas. Ao retornar ao Brasil, passou para a posição de gerente de marketing estratégico até 2012. Atualmente ocupa o cargo de diretor de negócios para cultivos nas especialidades de cana, café, citrus e hortifruti.

Fale um pouco sobre sua atuação na American Cyanamid

Atualmente sou responsável pelos negócios com cultivos especializados, liderando uma equipe de aproximadamente 100 pessoas, entre as áreas de vendas, técnica e marketing, sendo responsável por um negócio que possui faturamento acima de 250 milhões de dólares.

Quais os principais desafios desse setor?

O principal desafio é colaborar, por meio do desenvolvimento das nossas inovações, com produtos e serviços para uma agricultura cada dia mais produtiva e sustentável, de forma a prover alimento para uma população cada dia maior, e que chegará em 2050 com nove bilhões de pessoas em todo o mundo.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Profissionais antenados com todas as tendências do mercado agro de forma geral, aberto às novidades e inovações, e que crie um ambiente de trabalho saudável e motivador à toda equipe envolvida.
PUBLIQUE NO BLOG!