Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Maria Lucia Azevedo Silveira, engenheira agrônoma (F-1996)

15/03/2011 - Por alicia nascimento aguiar
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3725 views 0 Gostei 0 Não gostei

ventolin vs. proair inhaler

ventolin vs proair hfa areta.se
Atuação Profissional
Maria Lucia Azevedo Silveira é engenheira agrônoma formada pela ESALQ, em 1996. Desde 2006, é professora e pesquisadora do departamento de Soil and Water Science da University of Florida. Obteve o título de doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela ESALQ, em 2003. Após o doutorado, atuou como pesquisadora em várias instituições nos Estados Unidos. Atualmente, sua área de pesquisa é voltada para a dinâmica de nutrientes em sistemas solo-água-planta, com ênfase especial em sistemas de pastagens naturais e melhoradas. Seu programa de pesquisa inclui manejo de nutrientes, química do solo, além de aspectos ecológicos como preservação dos recursos hídricos e redução dos riscos de poluição ao ambiente por atividades agrícolas. Trabalha diretamente com diversos setores agropecuários nos Estados Unidos e agencia regulamentadoras com o objetivo de preservar os recursos naturais associados com sistemas agrícolas. Seu programa de extensão tem como principal objetivo promover práticas de manejo que visem ao uso sustentável dos recursos naturais e resultem em ganhos de produtividade. Ela é membro da Soil Science Society of America, America Society of Agronomy, e Crop Science Society of America.

Que tipo de profissional o seu mercado espera?
Na área acadêmica, acredito que o mercado esteja em busca de profissionais qualificados que tenham entusiasmo pelo ensino, pesquisa e descoberta. O profissional que se dedica à pesquisa deve ter habilidade de se adaptar a novas situações e ser motivado por novos desafios. Motivação e criatividade são características essenciais para o sucesso do profissional nessa área.

Como pesquisadora da área de pastagens, ciclo de nutrientes e qualidade de água, qual o tipo de assistência disponibiliza aos produtores rurais? 
Uma das funções que desempenho como pesquisadora é a transferência de tecnologia a produtores de forragem e pecuária de corte, além de oferecer assistência técnica nas áreas de fertilidade do solo e qualidade da água. Também sou responsável pelo treinamento de técnicos e extensionistas que trabalham diretamente com produtores rurais. Outro aspecto importante do meu programa de extensão é que ele é voltado às sociedades urbanas. Ofereço programas de extensão com o objetivo de educar pessoas que não são diretamente ligadas à agricultura sobre a importância da preservação e melhoria de sistemas agrícolas sustentáveis e os benefícios dessas práticas para sociedade como um todo. Áreas agrícolas bem manejadas prestam serviços essenciais como preservação da biodiversidade e qualidade do solo, água e ar.

Entrevista concedida à Alicia Nascimento Aguiar
MTb 32531
15.03.11
PUBLIQUE NO BLOG!