Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Mariana Bocamino Tardelli , engenheira agrônoma (F-2010)

17/05/2013 - Por lucas jacinto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3311 views 0 Gostei 0 Não gostei

what is the abortion pill

abortion chicago read here
Formação

Durante a faculdade fez estágio no Projeto Equoterapia, do Departamento de Zootecnia (LZT), da ESALQ e no Departamento de Produção Vegetal (LPV), onde trabalhou com produção de café e batata. Acompanhou a produção de café da Fazenda Pinhal do Rio Pardo, localizada em Caconde/SP, propriedade de sua família. Após formar-se, instalou um projeto de piscicultura voltado para a criação de tilápias em tanque-rede em sua fazenda e passou a se dedicar a essa área, além da cafeicultura. Foi no dia-a-dia do campo que pode observar a necessidade de uma comunicação mais eficiente no setor rural. Notando que, apesar do avanço da tecnologia e da comunicação, ainda existem divergências em relação à transmissão eficiente de algumas informações para o trabalhador e produtor rural, aceitou a oportunidade de trabalhar no Canal Terra Viva, do Grupo Bandeirantes. Hoje atua no setor de comunicação.

Em que área atua e quais são suas atribuições?

Faço parte do programa de trainee do Canal Terraviva do Grupo Bandeirantes de Comunicação. No final de 2012, Evandro Guimarães passou a ser o novo Diretor Geral do canal. Com experiência em televisão, logo começou a reformular toda a programação do Terraviva, de forma a destacá-lo entre os meios de comunicação com o produtor rural, valorizando ainda mais o agronegócio. Estou feliz por fazer parte dessa equipe, pois acredito que uma das coisas que precisam ser aprimoradas no setor agro é a comunicação. Meu trabalho é coletar o máximo de informações possíveis para a valorização da atividade rural. Realizo um estudo detalhado de cada setor, visitas técnicas em empresas e entidades, organização do banco de dados da direção do canal e representação do Terraviva em feiras e eventos.

Quais os principais desafios para a comunicação dentro do setor agropecuário?

Os principal desafio é conseguir atingir todos os elos da cadeia produtiva de todos os setores do agronegócio, partindo do produtor rural até o consumidor final, passando pela agroindústria, logística, tecnologias e exportação. Outro importante desafio é oferecer programas atualizados e de qualidade técnica, pois o Brasil está crescendo, o agronegócio representa mais de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e com a expectativa de que, em 2050, a população mundial atinja 9,3 bilhões de pessoas, a responsabilidade dos agricultores é enorme. A agricultura é uma grande impulsora do crescimento da economia nacional, portanto, é muito importante transmitir para o produtor rural informações confiáveis e seguras que o ajude a crescer cada vez mais.

Que perfil profissional este setor espera?

Um profissional que tenha uma visão de toda a cadeia produtiva, com conhecimento técnico e específico sobre os setores do agronegócio. Desta forma, poderá transmitir informações úteis ao grande público, para a valorização da atividade rural.
PUBLIQUE NO BLOG!