Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Maurício Palma Nogueira, agrônomo (F-1997)

10/08/2012 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3379 views 0 Gostei 0 Não gostei

mixing viagra and weed

mixing adderall and weed

Atuação profissional
Durante a graduação foi um dos três primeiros coordenadores do GAPE (Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão), ganhou o troféu Luiz Teixeira Mendes, por destacar-se em atividades extra-curriculares e estagiou pesquisando e escrevendo artigos para os informativos agroeconômicos da FNP e Scot Consultoria. Após formar-se, trabalhou na Scot Consultoria, empresa da qual tornou-se sócio até 2008, quando fundou a Bigma Consultoria. Atualmente, além de fazer parte da diretoria da Associação dos Ex Alunos da Esalq (Adealq), também ministra aulas na pó-graduação da Esalq e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A que área a Bigma Consultoria se dedica atualmente? Qual seu papel no mercado?
Atuamos na área de consultoria em mercado e economia para a pecuária. Minha empresa analisa cenários, desenha perspectivas e auxilia os produtores ou indústrias posicionadas no mercado de insumos e na compra de leite e de bovinos a decidir, estrategicamente, a forma de atuação no mercado. A importância deste tipo de atuação é grande, diante da enormidade de informações e velocidade com que as mudanças ocorrem hoje em dia no mercado. Os empresários precisam manter-se atualizados constantemente por meio de análises rápidas, resumidas, eficazes e direcionadas. Não há tempo para que executem e avaliem estudos imensos para basear suas decisões. É aí que entram empresas como a minha, focadas em terceirizar essa gestão de informações. Entregamos relatórios ou participamos de reuniões com o propósito de desenhar um cenário resumido, que será usado pelos executivos no direcionamento de seus negócios. Nas fazendas de pecuária, nos aprofundamos ainda mais nas análises. Levantamos o diagnóstico e os resultados da empresa e elaboramos planos de aumento da renda, estratégias tecnológicas e organização do fluxo de caixa para o produtor. Além de estudos, pesquisas, relatórios e análises em geral, nossa atuação inclui inúmeras palestras ministradas em todo o País.

Quais os principais desafios desse setor?
O principal desafio do setor é estrutural. É preciso melhorar a qualidade das informações, das estatísticas e dos processos de produção. Mais especificamente nas fazendas, o produtor precisa também gerir a intensificação da produção pecuária, produzindo mais por área. A pecuária é um dos principais alvos daqueles que falam sobre o Agro sem conhecimento de causa, com o simples intuito de criticar sem sugerir melhorias.

Que tipo de profissional esse mercado espera? 
Esse mercado precisa de um profissional completo. Precisa ter capacidade de entender a dinâmica econômica e de toda a cadeia produtiva, além de conhecer particularidades técnicas da bovinocultura. Falta profissional com conhecimento pecuário, especializado em gestão, governança e análise de mercado. Por essa razão, temos nos deparado com muita informação mal analisada ou mal utilizada. Muitas vezes os profissionais esquecem que o que movimenta o mercado é a reação do produtor que está no campo, enfrentando ora dificuldades, ora bons momentos. Precisamos de mais pessoas atentas a esta questão.

PUBLIQUE NO BLOG!