Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Ondino Cleante Bataglia, engenheiro agrônomo (F-1967)

10/12/2010 - Por alicia nascimento aguiar
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3337 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação profissional
Engenheiro Agrônomo formado em 1967, com doutorado em Agronomia também na ESALQ e PhD em Ciência do Solo, em 1980, pela Universidade da Califórnia, Davis, CA, EUA. Atuou como pesquisador científico do Instituto Agronômico de Campinas desde janeiro de 1968; Diretor Geral da Instituição (1992-1995), Coordenador da Pesquisa Agropecuária do Estado de São Paulo (1996-1998). Aposentou-se na função de pesquisador em 2003, ano em que fundou a CONPLANT, empresa de consultoria, treinamento, pesquisa e desenvolvimento agrícola. Em sua atuação profissional trabalhou nas linhas de nutrição e adubação de plantas cultivadas: citros, café, soja, seringueira e outras; análise química e interpretação de resultados de solo, de plantas e substratos, diagnose do estado nutricional de plantas. Na CONPLANT é responsável pelos projetos da Agrisus e apóia os demais projetos da empresa.

Que tipo de profissional o seu mercado espera?
O mercado espera profissionais ambiciosos. Profissionais que não sejam acomodados e que tenham iniciativa. A formação em áreas básicas é essencial. Esses profissionais têm muito mais facilidade de desenvolvimento quando dominam áreas básicas de matemática, química, bioquímica, biologia, estatística. Observamos ainda que aqueles que investem na pós-graduação estão ganhando espaço. Domínio de língua estrangeira e informática são obrigatórios. Embora a maioria dos agrônomos ainda trabalhe como empregado, o mais indicado seria que eles tivessem oportunidade e treinamento para serem empreendedores.

De que maneira os aspectos ligados à nutrição mineral contribuem com a sustentabilidade do agronegócio brasileiro?
A nutrição mineral de plantas está diretamente relacionada com a produtividade. Fórmulas balanceadas e equilibradas de nutrientes seguindo os preceitos do uso eficiente levam à sustentabilidade ambiental e econômica da produtividade agrícola. Recentemente a fertirrigação e o manejo de nutrientes em cultivo protegido estão mostrando o aumento de eficiência no uso de nutrientes. 
Deve-se considerar ainda que formas solúveis de alta qualidade são necessárias nesses novos sistemas de produção vegetal. A nutrição mineral integra o conjunto de insumos básicos de todas as cadeias produtivas. O uso continuado e com recomendações corretas levam a melhoria da fertilidade dos solos garantindo a sustentabilidade.

Entrevista concedida à Alicia Nascimento Aguiar
MTb 32531
10/12/2010
PUBLIQUE NO BLOG!