Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Renato Camargo, engenheiro florestal (F-1998)

05/08/2011 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3416 views 0 Gostei 0 Não gostei
Atuação Profissional 
No início da carreira, logo após formar-se em Engenharia Florestal pela ESALQ, em 1998, trabalhou como consultor independente para serviços de manutenção de áreas verdes na região de Campinas. Muitos clientes, geralmente pessoas físicas, donos de pequenas propriedades rurais, lhe procuravam para elaborar trabalhos de adequação ambiental. Ao longo do tempo, esse trabalho estendeu-se para grandes áreas e empresas que tinham necessidade legal de adequar-se ambientalmente.

A que área ou setor se dedica atualmente? 
Atualmente, trabalho na R Camargo Ambiental, com sede em Americana (SP), interior de São Paulo. Sou diretor técnico, gerencio trabalhos que envolvem plantio e manutenção para restauração florestal, elaboração de laudos ambientais, licenciamento de empreendimentos, licenciamento e construção de postos de combustível, estudos de passivo ambiental em áreas contaminadas e projetos de adequação ambiental. Nossos principais clientes são Petrobrás, Transpetro, Elektro, Votorantim, Rede Frango Assado e Frigorífico Minerva. Atuamos em todo o Estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Como desenvolvo trabalhos em vários nichos da área ambiental, acredito que cursos de extensão e de pós-graduação na área ambiental e administrativa são primordiais para a captação de novas tecnologias com o objetivo de tornar nossos serviços cada vez mais competitivos.

Existem muitas oportunidades no mercado para os profissionais dessa área?
O desafio do setor consiste na busca de profissionais atualizados na área ambiental. Como este nicho de mercado é relativamente novo, tudo acontece de maneira muito dinâmica, tanto na área técnica quanto no que diz respeito à legislação vigente. Por isso, o profissional que deseja se engajar nessa área precisa ser pró-ativo e prontamente disposto a enfrentar novos desafios.


Entrevista concedida à Ana Carolina Miotto
Estagiária de Jornalismo
05/08/11
PUBLIQUE NO BLOG!