Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Viviane Packer, cientista de alimentos (F-2011)

02/08/2013 - Por raiza tronquin
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3372 views 0 Gostei 0 Não gostei

domperidon alternova

domperidon uden recept domperidon alternova domperidon
Atuação profissional

Formou-se em Ciências dos Alimentos em 2011. Durante a graduação integrou o Laboratório Qualidade e Processamento de Carnes, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN). Sob orientação da professora Carmen Josefina Contreras Castillo, desenvolveu dois projetos de iniciação científica, além de participar de outras pesquisas e projetos desenvolvidos pelo laboratório.  Participou, também, do Grupo de Extensão em Segurança dos Alimentos (GESEA), sob a orientação da professora Gilma Lucazechi Sturion.

A que área se dedica atualmente?

Ao final do quarto ano, iniciei estágio na área da Qualidade e Segurança de Alimentos, em uma empresa multinacional que atua no segmento de alimentação animal. Durante o período de estágio participei da implementação da norma BRC for Storage and Distribution e da manutenção das outras normas já existentes na empresa.

Após o término do período de estágio, ainda na graduação, fui efetivada na mesma área em que trabalho atualmente. Atuo na equipe de gestão da Qualidade e Segurança de Alimentos, onde sou responsável pela manutenção das normas nas quais a empresa é certificada. Acompanho auditorias internas e externas, além da manutenção do cumprimento da legislação vigente para o setor, realização de treinamentos e também auxílio ao departamento técnico e de vendas, com suporte às solicitações dos clientes.

Quais os principais desafios desse setor?

O setor da qualidade exige muita responsabilidade e atualização, visto que os consumidores estão cada vez mais exigentes. Os principais desafios estão nas exigências do mercado e, também, nas constantes adaptações que passamos em curto prazo. O profissional deve realizar treinamentos e cursos relacionados aos temas da qualidade, além de estar sempre atento com relação às revogações e mudanças nas normas e legislação.

A área de gestão da qualidade é importante para o setor alimentício, pois se torna um diferencial no mercado. Cada vez mais os clientes, mesmo que do setor de alimentação animal, estão preocupados com a qualidade e, também, segurança dos produtos comprados. Ou seja, eles se preocupam em receber um produto que atenda às especificações sempre no mesmo padrão de qualidade, além oferecer segurança ao consumidor, sem causar danos ao mesmo. Desta forma, as certificações se tornam um diferencial, além de proporcionar maior garantia e confiança aos clientes. Isso mostra avanço e melhores controles relacionados à qualidade dos produtos em toda a cadeia de alimentos.

Que tipo de profissional esse mercado espera?

Um profissional que tenha visão global e conhecimento de toda a cadeia, desde a matéria-prima até a chegada do produto final ao cliente. É importante conhecer, também, o processo de produção das matérias-primas, suas implicações, influências e o que o produto final representa no mercado em que vai ser utilizado.

O profissional deve ser proativo e ter facilidade no relacionamento com pessoas e trabalho em grupo, sempre pensando na qualidade e satisfação dos clientes. Deve ter amplo conhecimento em legislações, saber analisar e resolver situações com bom senso. É preciso também saber lidar com as mudanças e se manter atualizando sobre o setor, dentro e fora da empresa.
PUBLIQUE NO BLOG!