Blog Esalqueanos

AGROdestaque entrevista Walter Fernando Bernardi, engenheiro agrônomo (F-2002)

16/03/2012 - Por ana carolina miotto
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3341 views 1 Gostei 0 Não gostei

ciproxin posologia

ciproxin 500 posologia saveapanda.com
Atuação profissional. 
Após formar-se, especializou-se em Biotecnologia e doutorou-se em Genética e Melhoramento de Plantas. Desde 2007, atua na empresa Nunhems do Brasil, subsidiária da Bayer CropScience, voltada para a área de melhoramento de tomate.

Quais as atribuições do seu cargo na Bayer? Qual a importância desse trabalho para os produtores?
Sou responsável pelo desenvolvimento e cuidado do banco de germoplasma do programa de melhoramento. Seleciono linhagens e estruturo novos híbridos para o mercado. Para que seja possível atingir os resultados esperados, o profissional precisa ter um bom gerenciamento no desenvolvimento do germoplasma, além de apresentar uma ótima qualificação em genética, fitotecnia, nutrição, estatística e fisiologia. Outro fator fundamental para o sucesso do programa de melhoramento é o trabalho em equipe, o relacionamento com o Departamento Comercial e com os produtores. Podemos destacar o lançamento de novos híbridos no mercado brasileiro como uma oportunidade de ganho em produtividade e qualidade para os produtores rurais e redução de custos finais e qualidade aos consumidores.

Quais os principais desafios do setor de melhoramento de hortaliças?
Desenvolver híbridos mais produtivos, mais resistentes a doenças e com alta produtividade nas diferentes regiões climáticas brasileiras. Outro grande desafio é entendermos as tendências futuras do mercado, pois o desenvolvimento de um novo híbrido leva de seis a nove anos. 

O conhecimento sobre melhoramento de hortaliças pode contribuir, assim como para grandes empresas, para o pequeno produtor? 
Sim. O principal foco do melhoramento de hortaliças é atender às demandas dos pequenos, médios e grandes produtores. Com o mercado mundial cada vez mais competitivo e com o aumento da demanda por alimentos, o melhoramento genético visa aumentar a produtividade das lavouras, diminuindo seu custo final. Isso é possível graças ao desenvolvimento de híbridos adaptados às diferentes condições climáticas, com elevada resistência a doenças e elevado potencial produtivo
PUBLIQUE NO BLOG!