Blog Esalqueanos
Arborização Urbana: a árvore certa no local certo (Lenha F97)
18/08/2017 - Por ronan pereira machadoAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
ventolin overdose
ventolin over the counter uk perfectvoice.perfect-10.tvCada vez é maior o interesse e a preocupação com a arborização e as áreas verdes das cidades, devido principalmente aos inúmeros benefícios, além da própria preocupação da sociedade em relação a sustentabilidade e meio ambiente.
Um dos grandes desafios é gerenciar de forma eficiente, através de um plano diretor, adotando um conjunto de métodos e medidas para a preservação, planejamento, manejo e gerenciamento das áreas verdes e arborização.
Um dos fatores essenciais para obter sucesso em um plano de arborização é a escolha adequada da árvore que será plantada. Para isso é necessário avaliar as inúmeras características físicas, fisiológicas e exigências ambientais das espécies disponíveis. Portanto antes da escolha é fundamental responder quatro questões básicas: "Por que a árvore está sendo plantada?"; "Onde será plantada?"; "De que forma será plantada e mantida?"; "Quais as características são desejáveis na espécie?".
"Por que a árvore está sendo plantada?" - É necessário conhecer bem o objetivo e o papel que a árvore irá exercer, como por exemplo: sombreamento, melhora do clima urbano, efeito paisagístico ou simplesmente para cumprimento de algum Termo ambiental (TAC ou TCA).
"Onde será plantada?" - Ou seja, a árvore certa no local certo, respeitando a disponibilidade de espaço, as condições locais e suas limitações.
"De que forma será plantada e
mantida?" - Escolhendo assim o padrão de muda ideal para o plantio. Mudas
maiores: mais resistentes, menor manutenção e maior custo; Mudas menores: custo
menor, maior manutenção e resultado mais demorado.
"Quais as características são desejáveis na espécie?" - Avaliando a forma de crescimento, arquitetura de copa, o sistema radicular, o tipo de frutos, informações fenológicas e outras caraterísticas.
Por mais simples que possa parecer, a escolha da árvore ideal deve ser visto de forma profissional e responsável, pois o plantio de uma espécie errada pode vir a ser um grande problema no futuro, ainda mais em um meio urbano com interações diversas.
Ronan Pereira Machado (Lenha, F97), Msc. Eng. Agr. da Trees AgroComercial e Serviços Ltda