Blog Esalqueanos

Breve Explanação Sobre a Importância das Abelhas (Guará)

08/04/2015 - Por maurice fabian scaloppi
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4906 views 0 Gostei 0 Não gostei

koupit cialis v praze

cialis

Breve explanação sobre a importância das abelhas

  Maurice Scaloppi

Com o crescente aumento da ocupação urbana em diversas regiões de nosso país, há, em consequência, a redução de áreas de vegetação nativa. Isso afeta diretamente a população de polinizadores, principalmente os insetos, sendo o principal representante deste grupo, as abelhas. Elas possuem grande importância neste chamado serviço ecossistêmico, que é a polinização. Isso garante a propagação de inúmeras espécies vegetais, dentre as quais muitas delas são responsáveis por compor a lista de alimentos consumidos diariamente pela população mundial.

Entre as abelhas, a espécie mais comum e conhecida é a Apis mellifera, popularmente denominada como “abelha europeia”, “abelha africana” ou “abelha de mel”. Curiosamente, esta espécie é exótica e, atualmente, não se pode encontrar mais abelhas europeias ou africanas, mas sim, um híbrido, fruto do cruzamento entre as diversas espécies provenientes destes dois continentes, e que recebeu o nome de batismo de “abelha africanizada”, termo correto para a designação deste espécie em nosso país e na maior parte do continente americano. A Apis mellifera foi inicialmente introduzida no país em meados do século XIX, pelos imigrantes europeus, e posteriormente, em 1956, a raça africana A. m. scutellata foi trazida ao país, que buscava melhoramentos genéticos para aumentar a produtividade e a resistências a doenças das espécies europeias.

A abelha Apis mellifera africanizada possui alta taxa de reprodução, boa coleta e produção de produtos apícolas (mel, pólen, cera, própolis etc.), alta defensividade e também alta taxa de enxameação, além de outras características. O fenômeno da enxameação, que ocorre naturalmente entre as abelhas, é a migração de enxames quando a população é muito grande para ocupar determinado local de nidificação, ou as ofertas de alimento (néctar, pólen e água) são escassas. Assim, é comum observarmos enxames de abelhas migrando, principalmente, nas épocas mais quentes do ano (quando a oferta de alimentos é maior e os enxames crescem e se dividem) e, como os locais naturais de nidificação estão cada vez mais escassos (principalmente as matas nativas), elas acabam se alojando em construções residenciais, comerciais, industriais etc.

Apesar do risco que oferecem por possuírem um potente veneno, as abelhas só ferroam quando se sentem ameaçadas, afinal, elas morrem após a ferroada. Infelizmente, acaba sendo difícil manter nossas atividades cotidianas com a proximidade de um enxame de abelhas africanizadas e, portanto, se faz necessário retirá-las adequadamente. Devido à grande importância que as abelhas (não só as Apis, mas todas as espécies) têm em função de sua elevada capacidade de polinização de muitas culturas agrícolas, há a necessidade de se preservar os enxames. Dessa forma, a melhor atitude, face ao problema de enxames nidificados em áreas próximas à circulação de pessoas, é contatar um apicultor para que ele possa fazer a remoção criteriosa desses invasores. Ao remover, ele conduzirá o enxame para algum apiário e cuidará de seu manejo, garantindo a saúde e a perpetuação da espécie, além de possibilitar a produção de mel, pólen, própolis e outros produtos apícolas, e oferecer, também, o serviço da polinização.

IMG-20150108-WA0025.jpg

O autor em trabalho de campo - Foto: Gabriela de Moraes (Ipanema)

Apesar de cuidar e valorizar destes pequenos e tão importantes insetos, a apicultura ainda possui pouco reconhecimento por parte da população. A falta de incentivos governamentais e de informações esclarecedoras, em geral, limita a possibilidade de aumento da produção de mel, um ótimo alimento com propriedades medicinais, mas também de outros subprodutos que, aos poucos, vem ganhando reconhecimento por seus benefícios. Por fim, o mais preocupante, a falta de conhecimento de nossos agricultores e profissionais das ciências agrárias, sobre a importância e os benefícios dos polinizadores para nossas culturas agrícolas, já comprovados cientificamente, dificultando o crescimento deste setor.

Nos últimos anos, as abelhas tem se destacado na mídia em todo o mundo. No entanto, por um motivo negativo: o desaparecimento de milhares de enxames ao redor do mundo. As possíveis razões para este fato são diversas e talvez não haja apenas um responsável, mas sim, uma série de fatores envolvidos. Porém, o que importa, é que esses seres estão chamando nossa atenção para um problema bastante sério e que ainda temos tempo de contornar: a saúde de nosso planeta de forma geral.

Portanto, num país respaldado pela agricultura, como o Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade de espécies vegetais e animais, o conhecimento e valorização da importância dos polinizadores merece um pouco mais de atenção, para que assim, juntamente com outros segmentos, possam contribuir para um desenvolvimento sustentável do planeta.

Maurice Fabian Scaloppi (Guará)

Economista (F-14) – ESALQ/USP

Graduando em Engenharia Agronômica – ESALQ/USP

Apicultor

mfscaloppi@gmail.com

(19) 98358-8423

PUBLIQUE NO BLOG!