Blog Esalqueanos

Causos do Dr Mauá - "Esalq, Calq e o Roque"

07/08/2015 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11050 views 1 Gostei 0 Não gostei

ESALQ, CALQ E  O ROQUE 

     Não há como recordar da ESALQ sem recordar do CALQ e muito menos do nosso estimado bar man Roque, o craque na sinuca.     O Seo Roque deve ter trabalhado mais de vinte anos cuidando do Bar do CALQ e fez uma leva incontável de amigos de verdade.   Baixinho, muito prosa e gente fina, jogava sinuca muito acima da média.     Nós tínhamos uma turminha e com frequência estavam lá o Jurubeba, o Marco Aurélio e outras figurinhas carimbadas.    Era costume jogar umas partidinhas de Vida, cada um com uma bola e a gente começava com três vidas.   Quem ia perdendo as três vidas ia caindo fora até vencer quem matava mais e poupava as próprias vidas.

     Tinha que valer uns trocados para a turma jogar com atenção e não bagunçar o coreto.   E numa dessas partidas, quando chegava a vez do Seo Roque era aquela choradeira, pois quando ele mirava, calculava e botava a ponta da língua de fora para um lado, era esperar que a bola ia pra caçapa.      Numa dessas, o Seo Roque que tanto ouvia os termos que o pessoal usava nos estudos, quando o que ia morrer perguntou:   Ô seo Roque, por acaso o senhor vai matar minha bola?!!!

     O seo Roque para a jogada, levanta a cabeça, dá uma paradinha e profetisa:  Eu não vou matar a sua bola, eu vou “insuminar” ela.    Com inseminação ou não, a vida foi pra caçapa. 

     Quando a gente, depois de formado, ia dar uma volta no pedaço para matar a saudade dos lugares e das pessoas, era sagrado ir lá bater um papo com o velho amigo.    Numa dessas, notamos que ele estava com uma camisa nova, particularmente bonita e um colega brincou com ele.     Pois é, meu.    Foi presente de um amigo que fiz aqui.   Ele foi fazer um doutorado no Canadá e trouxe esta camisa de presente pra mim.     O Roque merece!!!

Orlando Lisboa de Almeida (Mauá ou Camarão F-76)  Engenheiro Agrônomo, Fez carreira no Banco do Brasil onde se aposentou, hoje é conselheiro suplente da câmara de agronomia do CREA do PR, conselheiro consultivo do Sindicato dos Engenheiros do PR - Nativo de coração, frequentava a Republica Kpinzar

Mauá é nosso colunista do Blog e tem seus "Causos" publicados toda Sexta Feira para você começar bem seu "Quase Final de Semana" 

Acesse o BLOG do Orlando - http://www.orlandolisboa.blogspot.com.br 

 

PUBLIQUE NO BLOG!