Blog Esalqueanos
Chegou a hora: Ajude a mudar o CREA-SP
03/06/2016 - Por alexandre sundfeld barbinAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
5969 views
0 Gostei
0 Não gostei
Questionamentos como "por que pago anuidade?", "o que o Conselho fiscaliza?" e "por que não existe exame de ordem no Crea?" são frequentes entre os profissionais registrados em São Paulo. O que muitos não se recordam é que o Crea-SP integra um sistema profissional criado há mais de 80 anos por lei federal e que, para mudá-lo, os normativos que regulamentam o exercício dessas profissões precisam ser discutidos e atualizados.
Esta hora chegou: a partir de 30 de abril, as propostas para melhorar o sistema poderão ser enviadas pela Internet. O que for selecionado e aprovado em São Paulo será encaminhado para o 9º Congresso Nacional de Profissionais, que acontece no segundo semestre em Foz do Iguaçu/PR.
As propostas aprovadas em São Paulo serão sistematizadas por uma comissão especialmente criada para acompanhar esses trabalhos e levadas pela delegação paulista para o encontro nacional. O tema central do encontro é "O Sistema Confea/Crea em defesa da Engenharia e Agronomia Brasileiras", com os seguintes eixos temáticos: defesa e fortalecimento da engenharia e da agronomia junto à sociedade; tecnologia e inovação; e carreira e prerrogativas da engenharia e da agronomia.
Para encaminhar suas propostas pela Internet, os participantes deverão acessar o CREANet no site do Crea-SP.
Quatro reuniões preparatórias antecederão o 9º Congresso Estadual de Profissionais do Crea-SP: o primeiro já acontece no último sábado de abril, dia 30, na Capital, seguido por dois outros em Monte Alto e um em Itanhaém, onde o Crea-SP também irá inaugurar dois centros de treinamento da Casa da Engenharia.
Na última edição, realizada em 2013, para chegar ao Congresso Estadual de Profissionais o Crea-SP realizou oito etapas regionais preparatórias, com expressiva participação da área tecnológica de todo o Estado e quase 800 propostas apresentadas.
Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP