Blog Esalqueanos

Como o Esporte na ESALQ tem Agregado Seus Alunos (Guará)

24/06/2015 - Por maurice fabian scaloppi
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12111 views 0 Gostei 0 Não gostei

precio lomper comprimidos

lomper precio
A ESALQ tem vivido nos últimos anos uma segregação “ideológica” entre os alunos de graduação, que é motivada por razões poucos esclarecidas e levada adiante por muitos, e isso parte das diversas “frentes” que existem. Seria errôneo e hipócrita julgar que apenas um grupo jogue lenha nessa fogueira. No entanto, este artigo não se trata de vasculhar e divagar sobre onde está o erro ou sobre quem está errado nesta questão, mas elucidar e valorizar as medidas que tem unido os estudantes ESALQueanos sob uma mesma bandeira e que tem mostrado que muitas das divergências impedem a união, o amadurecimento e o crescimento de nosso corpo discente.
Obviamente, acredito que discussões entre opiniões divergentes sobre os mais variados temas são saudáveis e muito importantes para as pessoas, desde que se mantenha o respeito e as opiniões estejam pautadas em fontes confiáveis. Porém, no caso de nossa Escola, essa discordância tem sido insalubre na maioria dos casos. 
Nesse sentido, a Diretoria e as diversas equipes esportivas da Atlética (Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” - AAALQ) tem sido palco de um ambiente de grande agregação entre os alunos, que se unem sob o “A Encarnado” (símbolo máximo da AAALQ, que acabou sendo vinculado à ESALQ como um todo) e deixam de lado as bobas inimizades causadas pelos conflitos “ideológicos”. Estes alunos dedicam algumas horas de suas movimentadas rotinas acadêmicas para encontrarem seus colegas de equipe e seus treinadores na praça esportiva da Escola e treinarem árdua e fervorosamente, defendendo nossa Gloriosa Escola em diversas competições. Além disso, incluem a saudável prática esportiva como uma de suas atividades acadêmicas, atingindo dessa forma o estado de Mens Sana in Corpore Sano (Mente Sã em Corpo São), citação esta que é justamente o título do prêmio oferecido pela Associação dos Docentes Aposentados da ESALQ (ADAE) ao formando que conseguiu conciliar bons resultados acadêmicos e bom desempenho esportivo pela AAALQ, entrega na solenidade da colação de grau.
Quem frequenta a praça esportiva da ESALQ nos dias e horários dos treinos da AAALQ, ou mesmo nas “peladas” de sexta à noite, encontra diversos conglomerados de alunos advindos dos mais diversos grupos “ideológicos”, que juntos, quebrando todas essas fantasias, formam um só grupo, que busca um objetivo muito bem claro e comum: defender com unhas e dentes o nome da ESALQ no meio esportivo universitário, ou mesmo só bater uma bola. Deste modo, vemos surgir grupos extremamente heterogêneos e amizades formadas entre pessoas que dificilmente se conheceriam devido à nossa tola segregação. 
Ultimamente, tem sido muito interessante se deparar com a formação de rodas de conversa no intervalo das aulas, no Rucas ou mesmo em festas, de grupos de alunos de diferentes equipes esportivas para trocarem ideias sobre como estão os treinos, como foram no último torneio, ou mesmo sobre assuntos diversos, além de ver os alunos vestindo orgulhosamente artigos que remetem à AAALQ. Isso reflete este ambiente misto e agregador que o esporte tem gerado na ESALQ.
Atletismointerusp.jpg

Foto: Equipe de atletismo no InterUSP 2014

Convém lembrar que podemos encontrar outras formas de quebrar essas barreiras invisíveis entre os alunos, no entanto, a AAALQ vem ganhando destaque por apresentar uma enorme adesão dos estudantes em busca deste ambiente favorável, que faz surgir amizades, traz muitos aprendizados e divertimento, e ainda permite a honra de vestir e morder, literalmente, o “A Encarnado”, nas quadras, campos, piscinas, tatames, pistas etc. 
Este aumento na participação dos alunos nas atividades esportivas vem de encontro à atual proposta da Universidade de São Paulo referente à permanência estudantil. A própria Diretoria da ESALQ e Prefeitura do Campus tem valorizado este cenário, aumentando a atenção para a manutenção e melhorias na infraestrutura da Seção de Práticas Esportivas e apoiado institucionalmente a AAALQ em suas atividades.
Dessa forma, com um exemplo prático positivo de aglutinação e mobilização do corpo discente ocorrendo dentro de nossa ESALQ, promovendo atividades saudáveis e benéficas, podemos ver que é muito simples e fácil deixar de lado essa péssima divisão. A busca pela união entre os alunos em prol de objetivos comuns dentro de nosso ambiente acadêmico só ocorrerá pela nossa própria iniciativa.

Maurice Fabian Scaloppi (Guará)
Economista (F14)
Graduando em Eng. Agronômica
Presidente AAALQ 2011/2012
Morador República Lesma Lerda

Colaboração
Ian Mikael Paulini Paiva (Iñame)
Biólogo (F15)
Presidente CALQ 2013/2014
Morador República Antro

PUBLIQUE NO BLOG!