Blog Esalqueanos

Discurso Jubileu de Prata 2025 - Ano Luluzinha (Trote - F2000)

03/11/2025 - Por fabiana traldi janssen
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

13 views 0 Gostei 0 Não gostei

Meus cumprimentos a todas as autoridades presentes, à diretora Professora Dra. Thais Vieira, aos colegas esalqueanos e suas famílias.

Ao presidente da ADEALQ, Sr. Marcelo Luiz Marino Santos e os membros da diretoria. Nosso reconhecimento e agradecimento pelo dia de hoje e pelo constante trabalho de promover conexões, essencial para nossa força e união.

Saudações aos quinquenistas, especialmente à F75, turma de meu pai, Hermes Traldi, de Andre Arruda e Sergio Barrera, pais dos meus colegas Pokhontas e Ratao. Também de queridos professores, que hoje celebram o Jubileu de Ouro. Quanta emoção e significado estarmos reunidos nesta comemoração. Parabéns pelos 50 anos de formados!

Agradeço fortemente à nossa comissão do Jubileu e à minha turma, F2000 — o Ano Luluzinha — que me confiou esta missão de hoje. Falar em nome de todos é uma honra imensa. E o meu maior sentimento é de gratidão.

Gratidão pela oportunidade de ter estudado nesta bela Escola nascida no Monte, sonhada por Luiz de Queiroz. Pelo conhecimento recebido de nobres mestres, que são referência no Brasil e no mundo. Pela importante missão que temos como Engenheiros Agrônomos e Florestais neste país de vastas terras agricultáveis e com a maior biodiversidade do globo. A ESALQ contribui para o crescimento do Brasil, e nossa produção agrícola tem papel decisivo na alimentação mundial. Assim como nossas florestas são fundamentais para o equilíbrio do planeta. Gratidao por estar aqui com minha família e entre tantos amigos nesta celebração que, para mim, é data sagrada.

Em fevereiro de 1996, fizemos a matrícula neste ginásio, onde também fomos batizados com nossos nomes esalqueanos. No Manual do Bixo aprendemos sobre os três mandamentos, a Ode à ESALQ e o Hino do Agricolão. Convivemos intensamente na Escola, nas repúblicas, festas e integrações. Andamos de chapéu de palha, nos apresentamos de joelhos, fizemos passeios e aglomerados sob a mesa, pegamos ração. Temos uma ampla bagagem de vivencias comuns que atravessa gerações.

Na ESALQ, formamos vínculos de história, tradição e fraternidade. Aqui temos pais, avós, filhos, maridos, esposas, irmãos. Na ESALQ, os pilares da vida se encontram e se misturam. Famílias se formam. Levamos daqui conhecimento e oportunidades, mas acima de tudo, levamos amigos.

Queridos amigos do Ano Luluzinha, parabéns pelo Jubileu de Prata. Por valorizarem as tradições esalqueanas e por estarem aqui hoje. Vamos seguir caminhando juntos pelas próximas etapas da vida e que possamos repetir várias vezes esta celebração. Cada um de vocês é peça insubstituível neste grande quebra-cabeças. Aqui voltamos no tempo e revivemos a essência de quem somos. É como se um espelho mágico nos transportasse ao passado: entre amigos da juventude, nos reconhecemos como estudantes de outrora.

Infelizmente, muitos colegas já não estão aqui. Iglu, Foia, Bronquiado, Tamburelo, Traste, Felino, Parmalat, Muquinha, Squash, Cactos, Spiga… Baty, minha amiga querida, que saudade. Vocês fazem parte deste momento e estarão sempre em nossos corações.

A todos os esalqueanos: voltem sempre, venham todos os anos. Curtam este presente da vida. Carpe diem. Façam com que cada dia valha a pena.

Que este seja um dia repleto de lindos momentos e belos encontros. Hoje escrevemos juntos mais um capítulo da nossa história esalqueana.

 

Trote

Fabiana Traldi Janssen

PUBLIQUE NO BLOG!