Blog Esalqueanos

DIVULGANDO O FICHAMENTO DE UM LIVRO ATUAL SOBRE A CHINA NO ASPECTO TECNOLÓGICO E ECONÔMICO

07/01/2021 - Por orlando lisboa de almeida
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3110 views 3 Gostei 0 Não gostei

A China está na pauta do Brasil e o mundo e há muitas razões para isso.  Em resumo ela é detentora hoje de créditos em títulos da divida pública americana na casa de 1 trilhão de dolares.    É a maior parceira comercial dos USA e do Brasil.

     A China tem feito investimentos pelo mundo e no Brasil ela focou em infraestrutura como Portos, linhas de transmissão de energia, hidrelétricas e por aí afora. 

 Tenho lido artigos e alguns livros principalmente elaborados por Jornalistas, trazendo informações sobre o país em seus aspectos como economia, cultura, tecnologia e planos.   Leio os livros, faço um fichamento de leitura do meu jeito até por hobby e publico tudo num blog como forma de socializar informação. 

     Dentre os livros, li no passado o livro Henfil na China (Antes da Coca-Cola) como destaca o livro.  Henfil foi humanista e cartunista, irmão do Sociólogo Betinho do Fome Zero. 

     Li o livro Laowai  (Estrangeiro) da Jornalista Sonia Bridi, mais recente;

     Li o livro Os Chineses, da jornalista Claudia Trevisan, contendo bastante informação sobre o país.

     Agora, o da pauta, é o livro O PODER DA CHINA, editado em 2019, de autoria de RICARDO GEROMEL.   Ele é um brasileiro empreendedor.  Estudou em SP no Colégio Sion, foi para os USA fazer a universidade com bolsa por ser atleta do futebol.    Depois fez cursos em tradicional Escola de Comércio na França e de lá teve contato e trabalhou no Agronegócio na Suiça em grande Trading.     Conheceu uma chinesa e com esta, em 2011 conheceu a China e por lá ficou. 

     Geromel se dedica a articular delegações de Brasileiros ou de empresarios de outros países, em visita comercial à China.    Faz muitas reuniões de negócios sempre.    E também viaja com missões comerciais chinesas prospectando negócios fora do país.    É articulista há anos da Revista Forbes e tem um livro chamado Bilionários, dedicado ao tema que ele andou estudando e fazendo entrevistas com vários deles.

     Li o livro dele e postei em 23 capítulos curtos o fichamento no meu blog de "resenhas" que na verdade são fichamentos de leitura.   Todas as informações possíveis, ele destaca o link para a pessoa, se quiser comprovar, dar uma clicada e expandir o assunto por conta própria.    Recomendo muito.    Disponível no meu blog.       www.resenhaorlando.blogspot.com.br     

     (eu uso bastante o Facebook e meu foco tem sido em fichamento de livros que tragam informações que tentam ajudar a colocar luz no nosso mundo atual.  O livro da pauta, que já está no terceiro de 24 capítulos no FACEBOOK  e daqui uns dias começará a ser postado um capítulo por dia no blog é o livro A Morte da Verdade - Nota sobre a Mentira na Era Trump.   Livro de 2018 da jornalista americana com quatro décadas de cadeira, Michiko Kakutani.     

     Hoje, 07-01 faz 44 anos que me graduei em Engenharia Agronômica na ESALQ, no ano que ela completou seu Jubileu de Diamante.     Saudações Esalqueana a todos.                  zap 41 999172552      orlando_lisboa@terra.com.br 

 

 

 

PUBLIQUE NO BLOG!