Blog Esalqueanos

Emissões zero? (Hulq; F99)

13/03/2020 - Por marco lorenzzo cunali ripoli
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4088 views 2 Gostei 0 Não gostei

O desafio dos produtores rurais e empresas em todo o mundo é produzir comida suficiente para alimentar um planeta sem contribuir com as mudanças climáticas.  Cerca de um quarto de todas as emissões globais de gases de efeito estufa é fruto dos processos da produção de alimentos para os sete bilhões de pessoas do mundo.  Por meio destes e novos processos se espera um aumento de mais de 40% nas emissões de carbono até 2050 (para dar o que comer para os futuros 10 bi de pessoas), por isso é importante transformarmos a maneira como produzimos os alimentos.

 

A área disponível no planeta não vai crescer, independentemente de seu bioma, então a maioria das pesquisas técnicas na agricultura envolvem estudos para fazer uso mais eficiente do solo, sem desperdícios e encontrar novas tecnologias e alimentos para a população.  Há muitas maneiras de explorar ferramentas para ajudar na diminuição das emissões durante a produção de alimentos, principalmente quando se deve levar em conta que anualmente são adicionados à atmosfera 51 bilhões de toneladas de gases de efeito estufa.

 

De acordo com a Breakthrough Energy, empresa cuja missão é levar o mundo à um patamar de zero emissões de gases efeito estufa, por meio de apoio à pesquisa e desenvolvimento de ponta que investe em empresas que criam tecnologias que mudam o jogo em soluções escaláveis, transformadoras e defendem as políticas que aceleram a inovação para o mercado, como por exemplo:

 

Redução das emissões de CH4 e N²O na Agricultura

A agricultura é responsável por aproximadamente 10% das emissões globais de gases de efeito estufa, incluindo cerca de 60% do óxido nitroso global (N2O) e 50% das emissões de metano.  A aplicação e o uso ineficazes de fertilizantes é uma das principais fontes de emissões de N2O.  Juntas, essas duas fontes de emissões provenientes da agricultura são responsáveis por 2,4% das emissões globais de efeito estufa.

 

Redução das emissões de metano de animais ruminantes

Os animais ruminantes como bovinos e bubalinos são uma fonte significativa de metano através de seus processos digestivos, representando aproximadamente 4% das emissões globais de gases de efeito estufa.  As oportunidades de reduções significativas nas emissões de metano provenientes da pecuária incluem o desenvolvimento de aditivos nutricionais avançados.

 

Produção de Amônia Zero-GHG

Cerca de 1% das emissões globais de gases de efeito estufa vêm da produção intensiva de energia de amônia para uso em fertilizantes.  As oportunidades transformadoras para a produção de amônia de baixa emissão incluem processos de conversão eletroquímica direta e solar, além de processos que poderiam fornecer hidrogênio de baixo custo e baixa emissão.

 

Desenvolvendo novas fontes de proteína de baixo custo

Devemos encontrarmos novas maneiras de obter a proteína que atualmente obtemos da carne, podemos ajudar a manter essas emissões para baixo, como advindas de insetos, microalgas, bactérias e carne sintética ou produzida em laboratório. Novas fontes de ração animal não só tornarão mais proteína disponível para comermos, mas também reduzirão a pressão sobre o uso da terra.

 

Desmatamento relacionado à agricultura

O desmatamento e as mudanças no uso da terra relacionadas à agricultura são responsáveis por aproximadamente 10% das emissões globais de gases de efeito estufa.  As oportunidades nesta área incluem tecnologias para aumentar a produtividade pecuária e agrícola para reduzir as necessidades totais de terra, o desenvolvimento de substitutos para culturas particularmente de alto impacto.

 

Eliminando a perdas na cadeia logística de alimentos

Um terço dos alimentos produzidos para consumo humano é perdido ou desperdiçado. A redução significativa do desperdício de alimentos reduzirá drasticamente os requisitos globais de produção agrícola e, consequentemente, teria impacto nas emissões de gases de efeito estufa em todo o setor agrícola.  Existem oportunidades para reduzir a deterioração de alimentos em toda a cadeia de produção e entrega de alimentos.

 

Chegar a zero na produção de gases efeito estufa será um enorme desafio.  Significa transformar praticamente todas as atividades da vida moderna e de todos os setores da economia: eletricidade, agricultura, manufatura, transporte e edifícios.  Criar um mundo em que todos em todos os lugares tenham acesso à energia renovável, confiável, acessível e limpa de que precisam para prosperar.

 

O Agro não para!

 

Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Ph.D. é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ-USP e Doutor em Energia na Agricultura pela UNESP, executivo, disruptor, multiempreendedor, inovador e mentor. Proprietário da BIOENERGY Consultoria e investidor em empresas.  Acesse www.marcoripoli.com

PUBLIQUE NO BLOG!