Blog Esalqueanos

Entendendo a Amazônia...um pouco melhor após 40 anos!

26/06/2021 - Por xavier pierre raymond boutaud
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3336 views 6 Gostei 0 Não gostei

Olá, aqui fala Jurema, Xavier Boutaud, F81, obrigado por ler o texto!

40 anos atraz meu primeiro emprego iniciou decolando num bimotor no aeroporto de Congonhas para chegar no sul do Pará, onde fiquei uns meses implantando um sistema de confinamento a céu aberto para 1000 cabeças de nelore, silo de capim colonião de superfície, consumo direto pelo gado contido com cerca elétrica. Época da confecção dos silos, colheita de colonião jovem, 45 a 60 dias, tapetes viçosos e densos daquele verde...Dias longos e maravilhosos...E muito mosquito! Nos intervalos, conheci algumas frentes da então fronteira agrícola na Amazônia...

Depois destes 40 anos, e muitas outras fronteiras de vida, cá estou novamente, de olho na fronteira Amazônica!

Desta vez junto com um time, organizadores, participantes, apoiadores e patrocinadores da primeira edição do evento virtual  "Entendendo a Amazônia", de 19 a 22 de julho agora. Gratuito, 100% on-line.

Dentre os grandes lideres envolvidos na empreitada, nomeio abaixo alguns dos nobres colegas da ESALQ.

Juntos, vamos trazer a Amazônia para mais perto de você.

E do máximo de pessoas interessadas que conseguirmos alcançar: queremos ajudar a informar melhor o grande público, através de formadores de opinião. Chegar um pouco aos mais de 80% dos habitantes que são distantes do Agro e da Amazônia. Informar, para que as pessoas possam refletir em bases mais claras, para enriquecer os debates, num ambiente em que predominam ruídos, com excesso de desinformações, muitas vezes apaixonadamente polarizadas, e todos os danos que estes causam.

Uma oportunidade para conhecer um pouco mais esta fantástica região, sem sair de casa. Em linguagem coloquial, apresentarão-se fatos, lições aprendidas, estudos e cenários, em um programa com temas e perspectivas diversificados, algumas facetas selecionadas num todo coerente, partes da enigmática e vibrante cornucópia que é a Amazônia.

Temos a honra e a satisfação de contar com um elenco de generosos líderes, para falar com todos,  compartilhar conhecimento, histórias, experiências de uns 600 anos somados de vidas profissionais, rompendo fronteiras, promovendo de uma ou outra forma o desenvolvimento responsável, o empreendedorismo, educando, pesquisando, pensando, contribuindo com todo  tipo de iniciativas construtivas no ambiente sócio-econômico.

Destaque para nosso emérito candidato ao Nobel da Paz, Alysson Paulinelli, campeão do Agro brasileiro, key note speaker de abertura do nosso evento, compartilhando a sua visão.

Nosso muito obrigado!!

A seguir, nomeio alguns dos nobres colegas Esalqueanos envolvidos nesta primeira edição:

F60 - Sergio Vergueiro, empreendedor de grande sucesso na fronteira, Agropec. Aruanã, domesticação da Castanha do Parás...Brazil nuts, hoje em várias esquinas do planeta, poucos sabem de onde vem..nos contará a história.

F65- Roberto Rodrigues - Grande honra ter o amigo e admirado líder de nossa comunidade, nosso Ministro, como key note speaker, juntará uma vez mais a sua voz na defesa do desenvolvimento sustentável como o único caminho viável. Muito obrigado!

F76 - Roberto Yokoyama -  Presidente da ABRAPALMA, vai explicar um pouco aos consumidores de mixes de "avelã e chocolate". Sabonetes, cremes, etc...de onde se obtem o óleo de palma de maneira responsável e contribuindo para a urgente preservação do clima no planeta.

F80- Zecão, José Antonio De Macedo Soares, doutor e amigo, Vice-Presidente para o MT da FEBRAPDP, Federação Brasileira Do Sistema Plantio Direto, co-organizadora do evento. Produtor modelo, referência e prova cabal dos benefícios a longo prazo de uma agricultura sustentável.

F81 - Jonadan Ma, meu amigo e colega de turma, Presidente da FEBRAPDP, empreendedor, produtor sustentável de grande sucesso no Centro-Oeste.

F86 - Repolho, Jeanicolau de Lacerda - Colaborador de nossas Antenas Amazônicas, líder da Precious Woods no Brasil, um grande caso de sucesso, manejo sustentável de 500k de floresta.

F99 - Hulq, Marco Ripoli, meu amigo, empreendedor, somos sócios na Agri-REX , startup criada em julho de 2020, dedicada a desenvolver e promover eventos virtuais, com o propósito de contribuir para gerar novas perspectivas do Agronegócio.  

Entendendo a Amazônia foi concebibo e está sendo organizado pela Agri-REX , com coorganização da FEBRAPEDP, da BrasilAmazôniaAgora, e curadoria da BioMarketing.

Para que um máximo de pessoas possa compreender melhor a realidade, riscos, desafios e oportunidades envolvendo a Amazônia e o futuro da humanidade.

Porque, e como, o desenvolvimento socioeconômico sustentável, ambientalmente exemplar na preservação e melhoria constante do Bioma, pode ser compatível com o aumento da produção de alimentos e uma bioeconoma sustentável.

Porque acreditamos ser este o melhor caminho não apenas para a Amazônia e seus habitantes, mas para o Brasil e para o planeta todo. 

Quanto maior o número de pessoas engajadas nesta discussão, melhor!

Clique aqui e faça sua inscrição! Participe, esperamos que você goste! E se puder, ajude-nos a divulgar a noticia!

Saudações Esalqueanas, e obrigado!

PUBLIQUE NO BLOG!