Blog Esalqueanos

Férias (Pinduca F68)

28/12/2015 - Por marcio joão scaléa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

11045 views 0 Gostei 0 Não gostei

 

Longos preparativos, grandes expectativas, afinal era a primeira vez que a família viajava de férias, levando a Criança junto.

 

O destino era um rancho à beira do Rio Piracicaba : algumas horas de trem, sacolejando, apitando e soltando fagulhas. Outras tantas horas de charrete cortando barro mole e fundo, até chegar à beira do rio. E a partir daí a parte perigosa da aventura : a travessia do rio num pequeno barco a motor, família e malas amontoados, o barco quase fazendo água, de tão carregado. O rancho era um rancho mesmo, rodeado e sob a sombra de majestosas mangueiras carregadas de frutos, com o Rio ao fundo. Mês de fevereiro, rio cheio, barrento, bufando, vivo.

 

A pescaria começou naquela noite mesmo, a água suja, foi fisgado um jaú. Depois de muita briga, todos exaustos, o peixe não se entregava, foi preciso que o Abílio mergulhasse e o matasse com uma faca, para poder ser retirado do Rio. Detalhe : Abílio, pescador, exímio nadador, só tinha um braço!

 

Tarde da noite, trazem o peixe para o rancho, pesado troféu, pendurado, enorme. A Criança, nessa época com cinco anos teve que subir num banco para poder se debruçar e olhar para dentro da bocarra do jaú.

 

Rio Piracicaba, anos 50.

Marcio Joao Scaléa (Pinduca F68) é Engenheiro Agrônomo ex morador da Republica Mosteiro

PUBLIQUE NO BLOG!