Blog Esalqueanos

Hip, hip hurra! Uau, Chegamos lá! (Vavá;F66)

25/08/2020 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3622 views 8 Gostei 0 Não gostei

Evaristo Marzabal Neves 

Com tanto ufanismo, chegamos aonde? Explico: alcançamos a meta de mil sócios mantenedores antes do prazo de fim de ano.


No ano passado, no encerramento da Semana Luiz de Queiroz (sábado, 12 de outubro) em nosso Ginásio de Esportes, solenidade em que a ADEALQ registrou a presença de cerca de 1.500 pessoas, numa manhã de plena alegria, de abraços saudosos e de felicidade infinita no encontro das turmas aniversariantes, veio a lembrança de outros outubros com a repetição desses momentos inesquecíveis.


Vivendo este momento todo ano já que não perco nenhum, agraciado que sou por pertencer ao corpo docente da ESALQ e, nesta altura, abrindo um parêntese dizer a você "Me inveje que eu gosto", conversei com o nosso presidente André RG sobre a quantidade de sócios mantenedores. Afirmou que beirava 500. Surpreso com este baixo número diante da quantidade de ex-alunos que anualmente participam do encerramento das solenidades da Semana Luiz de Queiroz, clara evidência de um expressivo sentimento de pertencimento, conversamos sobre formas de incentivos e motivação para chegarmos aos mil sócios em fins de 2020, ainda mais numa escola que já graduou, desde sua fundação em 1901, mais de 15 mil alunos, sem incluir os pós-graduandos.


Vir à escola mãe e poder rever seus colegas de turma e de outras que vivenciou ao longo de sua estada acadêmica na ESALQ é o sonho de qualquer ex-aluno no sábado de encerramento da Semana Luiz de Queiroz. Este momento é tão inesquecível que expressei anos atrás num texto "Ói nóis aqui traveis" (no blog inserido em 21/09/2015). O churrasco de encontro é algo para se "guardar no fundo coração".  Segundo a ADEALQ no churrasco 2019, foi registrada a presença de cerca de 2.500 pessoas.


Neste sentido, procurando despertar no ex-aluno o principio de reciprocidade, numa via de dupla mão que expressa as "idas e vindas" dos sentimentos de pertencimento e de gratidão, comecei a escrever artigos para nosso blog, como forma de motivação e arregimentação de mais sócios mantenedores. Logo após o encerramento da Semana no ano passado e na busca de captar novos sócios, foram escritos três artigos: "O sócio mantenedor e o sentimento de pertencimento" (no blog em 30/10/2019); "Sentimento de pertencimento e sentimento de gratidão" (no blog em 16/02/20), e, "O verdadeiro sentimento de gratidão" (no blog em 27/07/2020), com pequena repercussão no tempo em termos de arregimentação.


O número de sócios mantenedores caiu no tempo, chegando a 312 em 24/07/20, provavelmente em parte, ao esquecimento de renovação anual. Como reagir?


No meu julgamento, a aceleração e motivação para o alcance de mil sócios neste início de agosto se deve a iniciativa da diretoria da ADEALQ, com a chamada em nosso site: "Atenção turmas de formatura, republicas e ex-moradores da Casa do Estudante está lançado o desafio da campanha mantenedora de 2020. Agora é com vocês!" e clique em: conheça as regras e acompanhe o ranking. Adicionalmente, com impacto favorável na resposta de novas adesões, cabe registro a motivação expressa no artigo do André RG: E surge mais uma Turma de Ouro! (no blog em 07/08 passado), convidando e desafiando as turmas, as republicas masculinas e femininas e os ex-moradores da Casa do Estudante a concorrerem ao Troféu "Urgel de Almeida Lima". Este troféu, todos os anos, irá gravar em sua base o nome dos anos, das repúblicas e o número de sócios mantenedores da Casa do Estudante, com destaque naquele ano.


Neste domingo 23 de agosto éramos 1.168 sócios mantenedores. Corri os olhos em nosso site para ver a situação de momento e os registros dos destaques entre turmas, republicas masculinas e femininas, e, a Casa do Estudante.


Dada a largada, em termos absolutos de turmas de formatura está em 1º lugar a de 2005 com 77, seguida pela de 1987 com 51 e 2002 com 49 sócios mantenedores. Visualizando a pontuação relativa, o ranking de momento é a turma 1987 com 19 pontos, igual pontuação de 2005, em terceiro a turma 2002 com 16, e em quarto, a turma 1999 com 14 pontos.  


No referente às republicas masculinas, a pontuação absoluta posiciona a Jacarepaguá em 1º lugar com 80 sócios mantenedores, seguida pela Pau-a-Pique com 43, Mata Burro e K-Zona com 42 sócios mantenedores. Em termos de pontuação relativa, o ranking de momento coloca a Jacarepaguá com 19 pontos, seguida pela K-Zona e Pau-a-Pique com 17 pontos, e, Kpixama e Mata Burro com 13 pontos.


Olhando as republicas femininas, a Bao ocupa o 1º lugar com 27, seguida pela Kza Verde com 19, Maga Donaire com 12 e Cupido com 11 sócias mantenedoras. Considerando a pontuação relativa, o ranking de momento coloca a Bao em 1º lugar com 20 pontos, seguida pela Kza Verde com 18, Cupido e Maga Donaire com 15 pontos.


A Casa do Estudante já tem 53 sócios mantenedores e o gatilho de premiação é quando atingir valor maior ou igual que a republica primeira colocada.


Para melhor conhecimento visitem o site e leiam com atenção: Premiação e Regulamento. O concurso se encerra na ultima hora do dia 30/09.


Individualmente, quem vencerá? Qual ano de formatura? Qual republica masculina? Qual republica feminina? Em quem apostar? Dou-lhe uma, dou-lhe duas e....

Puxa vida! Não vejo a hora do encerramento do concurso! Que chegue logo primeiro de outubro para matar minha curiosidade. E você, qual a dimensão de sua curiosidade? Sua Turma não aparece no ranking, ainda? E, sua republica? Caso não, se mexa. O tempo urge.

PUBLIQUE NO BLOG!