Blog Esalqueanos

Invasão da Fazenda Figueira pelo MST (Vavá - F66)

17/09/2015 - Por evaristo marzabal neves
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

12397 views 0 Gostei 1 Não gostei

FAZENDA_FIGUERA.jpg

No dia 17 de agosto a fazenda Figueira onde está estabelecida a Estação Experimental Agro Zootecnica Hildegard Georgina VonPritzelwitz (nome da mãe do doador) localizada no Município de Londrina (PR) foi invadida por um grupo de pessoas autodenominadas representantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A referida Fazenda foi doada à Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (Fealq) pelo ex-aluno da Esalq Alexandre Von Prietzelwitz em 1995 com o objetivo de instalar uma fazenda modelo e um centro de pesquisas em Pecuária de Corte para o desenvolvimento de técnicas sustentáveis para a produção pecuária. Em 2000 a Fealq iniciou a administração da Fazenda Figueira após o falecimento do doador.

Nada justifica a referida invasão mesmo com a alegação de que seria improdutiva. Comprovadamente, os indicadores de produtividade da fazenda estão muito acima dos exigidos legalmente para caracterizar uma propriedade produtiva. A fazenda tem inúmeros convênios e parcerias com Universidades do Paraná como a Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) bem como com a Universidade de São Paulo, entre outras, para o desenvolvimento de pesquisas que são comunicadas através de teses e dissertações de pós-graduação, trabalhos de iniciação científica, publicações em revistas científicas, técnicas científicas e de extensão de ampla circulação nacional. No horizonte temporal 2001-2014 foram realizadas 67 pesquisas. Nas áreas de ensino e extensão têm sido realizados trabalhos de difusão de tecnologias com técnicos, produtores e estudantes, através de dias de campo e aulas à campo com alunos de universidades, principalmente as estaduais. O público atingido nos programas de ensino e extensão realizados na fazenda chegou a 8.700 no período compreendido entre 2001 a 2014.

Estas atividades conduzidas na Fazenda Figueira e reconhecidas por instituições ligadas à agropecuária brasileira resultaram na nomeação de um engenheiro agrônomo da Fazenda Figueira como Diretor Técnico da Associação dos Profissionais da Pecuária Sustentável (APPS).

Na área ambiental, a Fazenda Figueira possui a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que é a maior reserva de Mata Atlântica continua de Londrina e responsável por 47% de arrecadação de ICMS ecológico do Município de Londrina, onde foram conduzidos trabalhos de catalogação, marcação e identificação das espécies de arvores, plantas e animais. Esta RPPN e as Áreas de Preservação Permanente (APP´s) são todas isoladas e conservadas para preservação ambiental, representando aproximadamente 40% da área total da propriedade, muito acima dos 20% exigidos por lei.

Para a condução dos sistemas de produção e pesquisas, a fazenda conta com a colaboração de 14 famílias residentes na propriedade com casas de alvenaria, agua, energia elétrica, coleta e tratamento de esgoto, vias de acesso internas e iluminadas, carteira de trabalho além de plano de saúde oferecido gratuitamente.

Registro importante é a outorga da láurea “Prêmio Excelência Zootécnica” após julgamento do Rally da Pecuária 2011 que indicou a fazenda Figueira como a mais desenvolvida sob o ponto de vista técnico e de viabilidade econômica entre 120 fazendas avaliadas no país por uma comissão multidisciplinar.

Diante desta realidade nada justifica a invasão da fazenda pelo MST. Tanto assim, que a decisão judicial em 20/08 foi pela reintegração de posse não realizada até o momento (14/09) em função da dependência do processo de vistoria da propriedade pelo INCRA para emissão do Laudo de Produtividade. 


Evaristo Marzabal Neves (Vavá F66) Engenheiro Agrônomo, Ex Diretor da ESALQ, Ex Presidente da ADEALQ, nativo de corpo e alma e com coração ESALQUEANO de primeira linha

PUBLIQUE NO BLOG!