Blog Esalqueanos
Logística e Tecnologia: uma parceria promissora!
18/11/2016 - Por priscilla biancarelli nunesAtenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.
Grande parte das empresas possuem departamentos de logística e, aquelas que não possuem, tem outros departamentos desempenhando funções logísticas.
Não tão comum a todas as empresas é o departamento de tecnologia. Entretanto, pelo menos a nível de prestação de serviço, em todos os negócios contam com a colaboração da tecnologia - que busca, na maior parte das vezes, facilitar nossos processos e otimizar nosso tempo.
A combinação dessas duas vertentes, logística e tecnologia, vem sendo vista como uma parceria promissora!
Com processos logísticos avançando e se aperfeiçoando a cada dia, a tecnologia passa a se tornar uma excelente aliada para potencializar ainda mais essa atividade.
Como isso tem acontecido na prática, é o que vai tratar o I Conteclog - Congresso de Tecnologia Aplicada a Logística.
QUERO ME INSCREVER NO CONTECLOG
Eu terei o privilégio de dar uma das palestras do Conteclog, que vai acontecer entre os dias 6 e 12 de dezembro de 2016.
Na minha palestra, vou abordar como que a tecnologia de agendamento portuário tem potencializado a exportação de commodities agrícolas.
O sistema de agendamento portuário é uma plataforma on line que permite a integração de agentes (autoridade portuária, terminais portuários, embarcadores e transportadores) com o objetivo de organizar o fluxo de veículos em direção ao porto.
A principal motivação para implantação de estratégias como essa é o caos portuário que o Brasil vivenciou há alguns anos durante o período de safra nos portos de Santos e Paranaguá.
Filas intermináveis de caminhões bloqueando a estrada e causando uma série e ineficiências para toda a cadeia.
O sistema de agendamento portuário já está em prática em alguns portos e terminais portuários no Brasil e, através dele, tem se notado aumento da competitividade dos produtos agrícolas em função de duas melhorias:
A primeira é na própria área portuária, que é traduzida em eficiência e na melhoria da imagem do país como exportador.
A segunda está nos fretes rodoviários, que sofrem redução de preço a medida que o transportador consegue aumentar o giro do veículo, diminuindo o tempo de descarga no terminal portuário.
Se você tem interesse em saber mais sobre o que a iniciativa pública e privada tem feito em relação aos agendamentos portuários, não perca a minha palestra no Conteclog!
QUERO ME INSCREVER NO CONTECLOG
Afinal de contas, a tecnologia tem potencializado não só a logística dos produtos do agronegócio, mas toda a cadeia das commodities agrícolas, beneficiando muito nosso país que já é super bem reconhecido nessa área!