Blog Esalqueanos

Manejo e Uso Racional do Solo (Guaimbê)

12/08/2015 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

13406 views 1 Gostei 0 Não gostei

Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê)

Em 06 de agosto de 2015 promovido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Primavera do Leste (AEAPL), o manejo e uso racional do solo foi abordado pelo esalqueano José Eduardo de Macedo Soares Junior (Zecão - F80), sobre este tema a experiência de sua propriedade como agricultor e engenheiro agrônomo na Fazenda Capuaba em Lucas do Rio Verde foi amplamente discutido.

Nesta safra, Zecão foi o campeão do Estado do Mato Grosso no concurso de produtividade promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) com 94 sacas de soja por hectare, os resultados premiam a aplicação dos conceitos básicos da agricultura executados em sua fazenda.

Zecão F80.jpg

Em sua jornada principiando a vida profissional no Mato Grosso no início da década de 80, já se atentava para os resultados desastrosos da monocultura do arroz na região Nordeste do Mato Grosso, isso o alertou para evitar repeti-los em sua fazenda.

O amparo para os bons resultados obtidos considera a rotação de culturas e biodiversidade não só de culturas comerciais como de coberturas vegetais, entre as coberturas vegetais cultivadas em sua propriedade são duas crotalárias, milheto, braquiária, sorgo forrageiro, capim Sudão, capim pé de galinha, trigo mourisco e nabo forrageiro.

Essas culturas são semeadas após as culturas de verão e promovem um solo sempre protegido e propício a favorecer a biodiversidade da biologia do solo, além da diversidade de espécies, o consórcio de culturas destaca como um sistema de cultivo em busca de aporte de carbono, ou, “agricultura com base no carbono” foi o termo salientado pelo esalqueano Zecão.

Os conceitos da Engenheira Agrônomo Ana Maria Primavesi de seu livro "Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais" estão sendo materializados em sua propriedade com aumento dos níveis de matéria orgânica, como os seus exemplos não há mágica, basta apenas aplicar os conceitos consagrados.

A partir de um problema de nematóides em sua fazenda, despertou para necessidade da busca da sustentabilidade ambiental, maior equilíbrio da microfauna do solo, convivência com baixas populações de nematóide fitopatogênicos, aumento da fertilidade do solo, melhoria da estrutura física do solo e a estabilidade da produção e aumento da produtividade com maior rentabilidade.

Enfrentar os desafios da agricultura tropical com inteligência sem medo da dificuldade foi a grande lição da sua apresentação e o público foi instigado a exercer seu senso crítico acostumado com o conforto da monocultura.

Evaldo Kazushi Takizawa (Guaimbê F90), Engenheiro Agrônomo, F 1990 é Sócio da Ceres Consultoria Agronomica, Sócio Mantenedor da ADEALQ e Ex Morador da Republica SS Pau Torto

PUBLIQUE NO BLOG!