Blog Esalqueanos

Mens Sana in Corpore Sano

15/06/2019 - Por roberto arruda de souza lima
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4947 views 5 Gostei 0 Não gostei

Embora alguns confundam a origem da palavra sátira à divindade grega Sátiro, sua verdadeira origem vem do nome da bandeja de oferendas dos primeiros frutos da colheita à deusa Ceres. E é nesse conceito literário – sátira – associado à deusa símbolo maior da ESALQ, que encontramos a citação que dá título a este artigo. Na Roma Antiga, entre os séculos I e II, Décimo Júnio Juvenal escreveu Satiras X, na qual criticava o materialismo e a futilidade da época. Nela, escreveu os versos “Deve-se pedir que se tenha mente sã num corpo são, embora, ao revés, tu peças algo mais”. Em tempos de abundância de transtornos de saúde mental, de ansiedade e depressão, é essencial cuidar também do físico. E nosso campus está atento a proporcionar condições para tanto.

Após um jejum de 4 anos e com o dobro de participantes da última edição, a Volta Luiz de Queiroz voltou em grande estilo. A prova de corrida, com 5 e 10 km, pelas alamedas e trilhas do Campus “Luiz de Queiroz” recebeu muitos elogios dos participantes. Para melhorar ainda mais, diversos esalqueanos  conquistaram pódio em suas categorias.

 

c

 

2019 tem sido um ano positivo para as atividades esportivas no Campus. Começamos o ano com a reinauguração da piscina e iniciamos junho com múltiplas atividades. No dia da Volta Luiz de Queiroz (2 de junho) também recebemos provas do Interpira (envolvendo as diversas Instituições de ensino Superior de Piracicaba) e uma volta ciclística pelo Campus. Isto em apenas um domingo.

 

 

Com fundamental apoio da ADEALQ, que obteve doação de tinta, já está em andamento a licitação para reforma e pintura do ginásio. Também está andamento a reforma do alambrado no SCPRAES e paisagismo em torno da piscina. Proporcionado estrutura e apoio, contamos com a AAALQ vibrante, novas conquistas tem vindo e continuarão ocorrendo.

Além de Top Five em agrárias, na excelência acadêmica, caminhamos para destaque em práticas esportivas. Mens sana in corpore sano, nossa oferta à Ceres. 

PUBLIQUE NO BLOG!