Blog Esalqueanos

O Agro não para em Israel (Parte 2) (Hulq; F99)

14/02/2020 - Por marco lorenzzo cunali ripoli
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

4027 views 4 Gostei 0 Não gostei

Na semana passada (1-7 Fev, 2020) tive a satisfação e oportunidade de liderar um grupo de profissionais durante viagem técnica na maior nação de inovação agrícola do mundo.  Conhecido como "O AGRO NÃO PARA", um programa transformacional levou para ISRAEL "The Startup Nation" em sua segunda etapa executivos, empresários, produtores rurais, investidores e profissionais da área que buscaram ampliar seus conhecimentos, encontrar novas iniciativas e ajudar a transformar o agronegócio brasileiro, proporcionando um ambiente de relacionamento com pessoas inovadoras e tecnologias disruptivas.  A Missão Agtech Israel busca proporcionar uma imersão em inovação e tecnologia no agronegócio mundial. 

 

Tamuz VC

Uma das mais importantes empresas israelenses de agro tecnologia voltada para investimentos (Seed Money), que vem levantando seu fundo, já tendo realizado vários investimentos, dois deles com Bayer, que investe em Israel através de parcerias com a Trendlines, e a plataforma de crowdfunding OurCrowd.

 

PwC Israel

Recepcionados pelo Head de Inovação, a empresa que é líder em serviços profissionais no mercado israelense foi fundada em 1924, a empresa tem atualmente cerca de 61 parceiros e mais de 1.000 profissionais, incluindo contabilistas, economistas, advogados, MBAs, analistas de dados, engenheiros etc.  Como é a prática comum na rede global, nossos serviços são classificados em três linhas principais, cada uma com sua expertise e ferramentas exclusivas para atender às necessidades e exigências dos clientes que operam em mercados locais e globais

 

AgriTask

Empresa cuja visão é de permitir que os agricultores mundiais se beneficiem da Agricultura de Precisão e de tecnologias avançadas, desde qualquer ponto de partida, sem o alto custo de gestão de múltiplos sistemas tecnológicos, e sem mudar seus hábitos de trabalho atuais.

 

Startup Nation Central

Organização independente sem fins lucrativos que constrói pontes para a inovação israelense.  Conectam líderes de negócios, governo e ONGs de todo o mundo com a inovação israelense, oferecendo aos inovadores israelenses acesso a mercados de alto potencial e anteriormente inacessíveis, através de compromissos comerciais altamente personalizados.  Atualmente focados nos setores de Saúde Digital, AgriFoodtech e Indústria 4.0.

 

NaanDanJain

Fornecedora líder global de soluções de irrigação personalizadas.  A empresa oferece ampla gama de tecnologias personalizadas em mais de 100 países ao redor do mundo.  Com mais de 80 anos de experiência, a empresa projeta soluções de alta qualidade que proporcionam maior produtividade por unidade de recursos.  Devido a sua experiência, é possível culturas com melhores rendimentos, minimizando riscos e economizando preciosos recursos não renováveis.

 

Centro Volcani

Fomos recebidos pelo diretor do centro, hoje o maior Instituto pesquisa agrícola de Israel que se concentra a ajudar os agricultores israelenses a encontrar soluções para vários problemas, realizando pesquisas e desenvolvendo novas tecnologias nos campos da agricultura e das ciências alimentares. 

 

Autoridade de Inovação de Israel

Anteriormente conhecida como o gabinete do cientista-chefe do Ministério da economia, é responsável pela política de inovação de Israel. A AII é uma entidade pública independente e imparcial que desenvolve recursos de inovação israelenses, criando e fortalecendo a infraestrutura para apoiar toda a indústria do conhecimento.  Assessora as comissões governamentais e parlamentares na política de inovação, monitorando e analisando mudanças dinâmicas em Israel e no exterior.  A empresa tem parcerias com agências de contrapartida para promover a inovação tecnológica, industrial e econômica israelense.

 

Trendlines

A Trendlines inventa, descobre, investe e incuba tecnologias médicas e agrícolas baseadas na inovação.  A reunião foi conduzida pela Vice-Presidente da empresa, que compartilhou como realizam seus investimentos em novas tecnologias, como estão envolvidos em todos os aspectos das empresas de portfólio de desenvolvimento de tecnologia para construção de negócios. Investem principalmente por meio de incubadoras.

 

Haifa-Group

Empresa multinacional com base em Israel, e fornecedora líder global de Nitrato de Potássio, Nutrientes Vegetais Especiais e Substâncias Químicas Industrial.  Cria soluções inspiradas para um mundo em constante mudança, a Haifa prevê um futuro que inclui melhor nutrição vegetal, eficiência, lucro, conveniência e meio-ambiente.

Kaiima

Durante o feriado e dia de eleições no país, o CEO da empresa nos convidou para sua casa onde realizou uma apresentação da empresa, a qual é focada na criação de novas tecnologia genéticas e desenvolver plataformas inovadoras que avançam e melhoram a produtividade das plantas em grande escala para os sistemas agrícolas modernos.

 

Taranis

A empresa oferece uma plataforma de inteligência de precisão para a agricultura.  O Diretor Geral mostrou as soluções que vem trabalhando e que permitem aos agricultores monitorar seus campos, tomar decisões informadas e tomar as medidas apropriadas, ajudando-os a aumentar seus rendimentos e reduzir custos. A empresa aplica "deep learning" a conjuntos de dados proprietários, incluindo imagens aéreas milimétricas, sensores de campo, imagens de satélite, previsões meteorológicas e dados de seu aplicativo de aferição de campo para prever e prevenir doenças de culturas e perdas baseadas em pragas, entre outras tecnologias.

 

Netafim

Fundada em 1965 por agricultores e agrônomos sobre a ideia de que a irrigação por gotejamento é uma solução para um dos problemas mais. urgentes do mundo: falta de água de qualidade para produção de alimentos Como a empresa líder mundial de irrigação impulsiona a adoção em massa de irrigação por gotejamento para combater a escassez de água, terra e alimentos. Em 1965, introduziram a irrigação por gotejamento para mudar a face da agricultura em todo o mundo.

 

Obrigado a todos que apoiaram e participaram desta segunda etapa, em especial ao Consulado de Israel em São Paulo por todo o apoio e por acreditar neste programa transformacional.  Meu agradecimento também a todos as empresas que nos receberam em Israel.  "O AGRO NÃO PARA" é uma iniciativa e realização pessoal, por meio da BIOENERGY Consultoria no Agro e MR.

 

Fiquem ligados, pois a próxima missão sairá em breve!

O Agro não para!

 

Marco Lorenzzo Cunali Ripoli, Ph.D. é Engenheiro Agrônomo e Mestre em Máquinas Agrícolas pela ESALQ-USP e Doutor em Energia na Agricultura pela UNESP, executivo, disruptor, multiempreendedor, inovador e mentor. Proprietário da BIOENERGY Consultoria e investidor em empresas.  Acesse www.marcoripoli.com

PUBLIQUE NO BLOG!