Blog Esalqueanos

O Asno de Buridan na agricultura.

08/11/2020 - Por evaldo kazushi takizawa
Atenção: Os textos e artigos reproduzidos nesta seção são de responsabilidade dos autores. O conteúdo publicado não reflete, necessariamente, a opinião da ADEALQ.

3454 views 3 Gostei 0 Não gostei

No mundo inundado de informações a tomada de decisão assumiu papel fundamental para o sucesso na agricultura, as inúmeras fontes de informações e a "big data" disponível a todos traz da universalização dos dados e das informações algo inédito na humanidade, agora temos conhecimento aos montes e o que fazer?


A tomada de decisão na agricultura é sem dúvida o papel de grande relevância do profissional rural e diante da resposta ágil exigida pelas culturas agrícolas, pensar demasiadamente poder ser sinal de perdas. A fábula do "Asno de Buridan" pode ser uma representação para descrever o efeito do pensar exageradamente na agricultura.


Mas antes, a fábula trata de um asno com fome e sede que colocada num local no meio a igual distância da comida e da água, fica pensando o que deveria resolver primeiro: a fome ou a sede? Nisso este asno morreu de fome e de sede.


O paradoxo é uma das situações mais frequentes na agricultura, visto que tratamos de um ambiente incerto, para solucionar as contradições comuns um "banco de experiências" alicerçada no conhecimento agronômico é fundamental.

PUBLIQUE NO BLOG!